Páginas

quarta-feira, 19 de maio de 2021

A hora dos jovens...


Foto: Jornal da Madeira

O Vaticano quer jovens protagonistas e com papeis mais relevantes na ação pastoral da Igreja. A intensão sobressai das orientações ontem divulgadas pelo Vaticano e que determinam as novas orientações pastorais para celebrar a Jornada Mundial da Juventude, a nível diocesano. O documento que desafia as comunidades católicas a apostar nos jovens vai mais longe ao afirmar: “É necessário ter a coragem de envolver e confiar papéis ativos aos jovens, tanto aqueles que vêm das diferentes realidades pastorais presentes na diocese quanto aqueles que não pertencem a nenhuma comunidade, grupo de jovens, associação ou movimento”, refere o texto, divulgado em conferência de imprensa. 
O documento salienta ainda que “é necessário fazer com que as jovens gerações percebam que estão no centro da atenção e da solicitude pastoral da Igreja”.


Foto: Agência ECCLESIA/HM

Ontem ficámos também a saber que o Santuário do Cabo Espichel está à espera dos jovens da JMJ Lisboa 2023. Na cerimónia de abertura do concurso para a concessão dos edifícios do santuário por parte do Estado, D. José Ornelas afirmou desejar que aquele espaço tenha um “novo rosto” para a edição internacional da Jornada Mundial da Juventude. 
“É uma ocasião a não perder no ponto de vista turístico, porque vão estar aqui muitos jovens, e a memória de chegar a um santuário destes vai ser importante, vão levá-la consigo e para a vida”, realçou o bispo de Setúbal.


Foto: Agência ECCLESIA/HM

A Rede «Cuidar da Casa Comum» promove mais logo, pelas 21h30, na Igreja do Convento de São Domingos, em Lisboa, uma vigília ecuménica de oração integrada na semana «Laudato Si».
A Semana «Laudato Si» decorre até dia 25 e é uma forma de recordar a encíclica do Papa Francisco sobre a ecologia integral e do cuidado pela casa comum. Este momento de oração também pode ser acompanhado em direto pelas plataformas digitais.

Pelas 15h00 chega à RTP2 o programa Ecclesia que hoje, com a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, olha a condição dos cristãos perseguidos e os locais onde a Igreja enfrenta maiores dificuldades. 

Mais tarde é a vez de acompanhar na Antena1 a edição rádio do programa Ecclesia pelas 22h45.

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário