Páginas

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Como foi Fátima sem peregrinos?

Olá bom dia e boa semana!

Apesar de muitos condicionalismos ainda ditados pela pandemia, muitos caminhos voltar a ser de peregrinação a Fátima, nestes dias, e retoma-se a presença daqueles que fazem de Fátima um centro de espiritualidade mundial: os peregrinos e o acolhimento da Mensagem de Nossa Senhora.

E como foi Fátima sem peregrinos, nos últimos meses, no Santuário e ao seu redor, tanto para aqueles que fizeram chegar o ambiente da Cova da Iria a quem não podia lá estar como nos hotéis, restaurantes e lojas que tiveram de fechar portas durante tantos meses? Ao longo desta semana vamos retomar no programa Ecclesia emitido na Antena 1 às 22h45 e nas “Conversas na Ecclesia” publicadas às 17h00 de segunda a sexta-feira, no portal da Agência ECCLESIA, o programa 70x7 deste domingo e detalhar cinco histórias: quem não deixou de cantar em Fátima, quem garantiu que as imagens e os sons chegassem a todo o mundo, os colaboradores do Santuário que não puderam acolher os peregrinos; e também a forma como os hoteleiros enfrentaram a crise, a criatividade de donos e colaboradores de um restaurante que aproveitaram as mesas sem clientes para voltar à escola e concluir o 9º ano de escolaridade e sobretudo como a Cáritas Paroquial de Fátima deu resposta às crescentes necessidades que se fazem sentir.

entrevista desta semana Renascença/Ecclesia teve também por tema central Fátima e a peregrinação internacional de Maio. O convidado foi o cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, que abordou a crise que a ausência de peregrinos provocou, as consequências da pandemia e a experiência de doença que viveu, em novembro de 2020 (e vale a pena recordar uma outra entrevista à Agência ECCLESIA, há três meses, em que D. António Marto recorda ao pormenor os dias de internamento).

Das notícias deste domingo, destaque também para as festas do Senhor Santo Cristo e as mensagens do Papa Francisco, na recitação da oração do ‘Regina Caeli’. Muitos outros acontecimentos passaram pela agenda eclesial e vão passar pelas notícias da Ecclesia, durante o dia de hoje. Mais logo, pelas 15h00, D. Diamantino Antunes, missionário português da Consolata que é bispo e Tete, é o entrevistado do programa Ecclesia emitido na RTP2. Uma ocasião para alertar novamente para os problemas que se vivem em Moçambique.

Desejo um bom dia e uma ótima semana!

Paulo Rocha

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário