Páginas

sábado, 14 de fevereiro de 2026

«Jejum» de palavras ofensivas e maior escuta do «clamor dos oprimidos»


Foto: Lusa/EPA

Esta é uma das propostas de Leão XIV para o Tempo da Quaresma que está prestes a iniciar-se. Na sua mensagem de Quaresma, divulgada ontem, o pontífice apela à “abstinência de palavras” que ferem o próximo, propondo maior atenção a quem sofre.“ Gostaria de vos convidar a uma forma de abstinência muito concreta e frequentemente pouco apreciada, ou seja, a abstinência de palavras que atingem e ferem o nosso próximo”, escreve Leão XVI, numa mensagem intitulada ‘Escutar e Jejuar. A Quaresma como tempo de conversão’.

O turismo deve ser um espaço de encontro e diálogo... A afirmação é do arcebispo italiano Rino Fisichella que participou ontem, em mensagem vídeo, nas Jornadas Nacionais da Pastoral do Turismo que se encerram hoje no Santuário de Cristo Rei em Almada. O pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização (Santa Sé), defendeu que “o turismo, quando vivido como responsabilidade e espírito da fraternidade, pode tornar-se um espaço privilegiado de encontro, de diálogo e da verdadeira amizade social. É uma oportunidade concreta para redescobrir a dignidade das pessoas, o valor das comunidades locais e o cuidado da criação”.

Começa hoje em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI, o encontro nacional da vida consagrada. Promovido pela Conferência dos Institutos da Vida Consagrada, tem como tema «A Vida Consagrada à luz do programa de Jesus de Nazaré».

As Irmãs Hospitaleiras de Braga vão apresentar hoje, o projeto “EntreLaços – Cuidar com Saber”, dirigido a cuidadores informais de pessoas com diagnóstico de esquizofrenia. 
“Este projeto nasce, essencialmente da experiência da Equipa de Apoio Domiciliário que diariamente vivência e identifica as dificuldades sentidas pelos cuidadores, bem como a necessidade de um apoio mais estruturado, contínuo e prolongado no tempo, que permita capacitar e empoderar quem cuida”, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 

 


agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário