Páginas

domingo, 1 de fevereiro de 2026

Igreja e sociedade unidas para reerguer Leiria

Bom dia!

Foto: Agência ECCLESIA/HM

Dos mais novos aos mais velhos, de norte a sul do país, centenas de voluntários, incluindo imigrantes, juntaram-se este sábado para ajudar a reerguer Leiria, após a passagem da depressão Kristin. Com pás, vassouras e luvas, cerca de 600 pessoas participaram na ação de limpeza junto ao Estádio Municipal, acompanhada pela reportagem da Agência ECCLESIA.

De Oeiras veio Constança Gonçalves, do Agrupamento de Escuteiros 774 Queijas, do núcleo da Barra, que defende que o serviço não tem de ser algo planeado. Ivo Faria, chefe nacional do Corpo Nacional de Escutas, explica que os planos para este fim de semana eram diferentes, no entanto era impossível ignorar os efeitos da tempestade. “Nós tínhamos uma Assembleia Geral hoje e amanhã e ela foi adiada para março para podermos de facto também estar mais disponíveis, para podermos ajudar, para podermos colaborar”, contou.

Também a sede Cáritas Diocesana de Leiria é por estes dias um lugar que congrega muitos esforços e que regista grande agitação. Aqui continuam a receber-se bens essenciais para apoiar as famílias afetadas. “Enquanto a comunidade precisar, nós estaremos aqui”, disse Nelson Costa, diretor de serviços deste organismo na região.

Foto: Agência ECCLESIA/HM

Ainda na cidade fortemente atingida pelo mau tempo, o Seminário Diocesano transformou-se num espaço de apoio e acolhimento aos profissionais da Proteção Civil, PSP, GNR e bombeiros envolvidos nas operações de apoio às populações afetadas. “Uma emergência deste género precisa da solidariedade, da boa vontade de todos, e de um espírito aberto para colaborar”, assinalou D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima.

Os bispos portugueses continuam a dirigir mensagens de solidariedade às comunidades após o temporal. Este sábado, manifestaram-se os bispos das Dioceses de Coimbra, das Forças Armadas e das Forças de Segurança e do Patriarcado de Lisboa.

  • A situação que estamos a viver é dramática”, disse D. Virgílio Antunes, que deixou uma "palavra de conforto e de consolação” aos que estão a sofrer.
  • “Perante a devastação provocada pela Kristin, o Ordinariato Castrense de Portugal une-se, em profunda comunhão, às dioceses atingidas” - D. Sérgio Dinis
  • O patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, acompanha com preocupação a situação provocada pela tempestade”, lê-se na nota partilhada por esta diocese, que acrescenta que o responsável católico apela à oração.

Pelo Jardins do Vaticano, o Papa abençoou um mosaico mariano e uma imagem de Santa Rosa de Lima, oferecidos pela Conferência Episcopal do Peru. “Este gesto renova os profundos laços de fé e amizade que unem o Peru — como sabem, um país muito querido para mim — à Santa Sé”, afirmou Leão XIV, que já foi missionário e bispo no país.

Hoje, na Antena 1, o Programa ECCLESIA centrou-se nas jornadas de atualização do clero das dioceses do Sul, que decorreram em Albufeira, em torno do tema ‘Inteligência Artificial. Desafios emergentes de uma sociedade pós-cristã’. Recorde aqui o que ali foi discutido.

Mais logo, na RTP2, pelas 16h25, convido-o a assistir ao programa ’70×7′, que transmite uma entrevista ao diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa (UCP), António Medina de Almeida, no dia em que se celebra o Dia Nacional da UCP. Saiba mais aqui.

Lembro também que hoje vive-se uma jornada de oração pela paz em Mianmar, organizada a nível internacional pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre e a que Portugal também se associou.

Desejo-lhe um ótimo domingo!

Leonor João

 

 


agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário