Páginas

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

O «laboratório» da fraternidade contra o ódio



Foto: Agência ECCLESIA/PR

A expressão foi proferida ontem em Coimbra, pelo patriarca latino de Jerusalém. No seu entender, a Terra Santa é um “laboratório” onde a fraternidade é posta à prova diariamente, alertando para o impacto da guerra em Gaza. “As recentes escaladas de violência em Gaza e as divisões entre povos e religiões parecem tornar cada vez mais distante o sonho de uma convivência pacífica e fraterna”, reconheceu o cardeal Pierbattista Pizzaballa, em ligação vídeo, na sessão comemorativa do 7.º aniversário da Declaração sobre a Fraternidade Humana, em Coimbra.
A sessão contou também com as intervenções de Adnane Mokrani, professor de Teologia Islâmica na Universidade Pontifícia Gregoriana, Roma e Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa.

Foto: Agência ECCLESIA/PR

Também o presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização convidou, nesta sessão, a rejeitar o medo, defendendo o abraço entre crentes de diferentes religiões. «Qual é a nossa segurança de hoje? Se calhar o abraço do irmão», afirmou D. Armando Esteves Domingues.

Para responder aos «novos desafios» da «globalização», começam hoje em Vila Franca do Campo, na Ilha de S. Miguel, as Jornadas de Catequese 2026. “A globalização traz novos desafios aos catequistas e à Igreja. Este compromisso chama-nos a uma vocação e sentimos que estas formações ajudam a crescer”, afirmou o diretor do Serviço Diocesano da Pastoral de Apoio à Evangelização, Catequese e Missão nas ilhas de São Miguel e Santa Maria, citado pelo portal online ‘Igreja Açores’.

Na RTP2 o programa Ecclesia recorda o documento sobre a Fraternidade Universal assinado há sete anos, neste dia, em Abu Dhabi, pelo Papa Francisco e o Grande Imã de Al-Azhar. O padre Adelino Ascenso, sacerdote católico, e o sheik David Munir, Imã da Mesquita Central de Lisboa, ajudam a reler o texto nos dias de hoje, numa conversa conduzida pela jornalista Lígia Silveira.
O papel das religiões na construção da paz é uma temática acompanhada pelo Centro Internacional para o Diálogo – KAICIID. O seu secretário-geral, embaixador António de Almeida-Ribeiro, comenta também, no programa Ecclesia, o documento sobre a Fraternidade Universal e os desafios que coloca na atualidade.

Tenha um grande dia.

Henrique Matos

 

 


agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário