Já em pleno Dezembro, vivemos o Advento que é o tempo de preparação para a vinda do Senhor. Esta vinda de Jesus deve ser desejada por cada um de nós e não devemos ter apenas o desejo, mas sim, viver segundo os Seus ensinamentos, ou seja o Seu Evangelho. Não é um caminho fácil, Ele mesmo disse que era a porta estreita mas a porta da verdadeira felicidade.
Também é certo que os tempos são difíceis, impera o dinheiro, o materialismo, as injustiças, as desonestidades. Confesso que tenho até alguma dificuldade em escrever, porque receio parecer pessimista e transmitir desilusões e angústias. Como o nosso Papa Francisco diz, seguir o Evangelho é viver e transmitir alegria. Sigamos o exemplo de S Paulo, que tanto soube viver na pobreza como na abundância, que quando estava fraco é que era forte e tudo podia Naquele em que acreditava.
Sempre, mas principalmente neste período do ano deveríamos viver em paz e harmonia, com respeito por todos e espirito de solidariedade. Tenho aprendido ao longo dos anos que não há ninguém que não tenha problemas, uns maiores e outros menores, e que esta vida na Terra é apenas uma passagem para prepararmos a vida eterna. As luzes de Natal com que se iluminam as casas e as ruas, podem ser um prenúncio do brilho e da felicidade que nos espera no paraíso, se o merecermos.
Ainda antes do Natal festejamos a 8 de Dezembro a Imaculada Conceição Padroeira de Portugal, por isso transcrevo a letra dum fado que acho linda:
“Pousando levemente no andor, os pés da Virgem Mãe lembram apenas, as pombas tão amadas do Senhor, num manto imaculado de açucenas.
Também é certo que os tempos são difíceis, impera o dinheiro, o materialismo, as injustiças, as desonestidades. Confesso que tenho até alguma dificuldade em escrever, porque receio parecer pessimista e transmitir desilusões e angústias. Como o nosso Papa Francisco diz, seguir o Evangelho é viver e transmitir alegria. Sigamos o exemplo de S Paulo, que tanto soube viver na pobreza como na abundância, que quando estava fraco é que era forte e tudo podia Naquele em que acreditava.
Sempre, mas principalmente neste período do ano deveríamos viver em paz e harmonia, com respeito por todos e espirito de solidariedade. Tenho aprendido ao longo dos anos que não há ninguém que não tenha problemas, uns maiores e outros menores, e que esta vida na Terra é apenas uma passagem para prepararmos a vida eterna. As luzes de Natal com que se iluminam as casas e as ruas, podem ser um prenúncio do brilho e da felicidade que nos espera no paraíso, se o merecermos.
Ainda antes do Natal festejamos a 8 de Dezembro a Imaculada Conceição Padroeira de Portugal, por isso transcrevo a letra dum fado que acho linda:
“Pousando levemente no andor, os pés da Virgem Mãe lembram apenas, as pombas tão amadas do Senhor, num manto imaculado de açucenas.
E vão pelo mundo fora caminhando, nessa doce missão de proteger, quem vive tristemente procurando a forma mais humana de viver.
Senhora teu sorriso magoado, acorda a nossa alma adormecida, a faz sentir a dor de ter pecado, de todas, a maior da nossa vida.
E todo protecção e caridade, seu rosto vai sorrindo a quem o vê, num gesto de carinho e de bondade, tocando mesmo aquele que não crê.
E leves vão batendo tuas contas, ao doce caminhar do teu andor, em cada uma delas tu descontas, as contas que devemos ao Senhor.”
Gosto muito de mensagens em verso e como ensina S Josemaria, só nós, com a ajuda de Deus, podemos transformar em poesia, a prosa, por vezes amarga, das nossas vidas. Como diz o fado, a única verdadeira dor é a do pecado pois bem-aventurados os que choram porque serão consolados.
Maria é a consoladora dos aflitos, a saúde dos enfermos, o refúgio dos pecadores. A Ti Senhora entregamos as nossas vidas.
Maria Teresa Conceição
professora aposentada
Sem comentários:
Enviar um comentário