Em Fátima, no 8 e 9 de Fevereiro, o Encontro Nacional de Pastoral carcerária com o tema reinserção social dos reclusos
Roma, 04 de Fevereiro de 2015 (Zenit.org)
Nos próximos dias 8 e 9 de Fevereiro, em Fátima, acontecerá o
X Encontro Nacional da Pastoral Carcerária, dedicado ao tema “Dar
dignidade aos detidos: das palavras à acção". Na nota de apresentação do
evento o Pe. João Gonçalves, coordenador da pastoral penitenciária
portuguesa, insiste que "é sempre bom falar sobre prisões e
prisioneiros, já que é um assunto pouco conhecido e que há pouca
discussão dentro das nossas comunidades, eclesiais ou não.
Os trabalhos do congresso começarão no próximo domingo à tarde, com
a primeira sessão dedicada ao sector religioso da Pastoral Carcerária.
No dia seguinte, das 9.30 as 12.30, o argumento será visto do ponto de
vista jurídico, e das 14.30 as 17.30 se abordará a questão social.
O encontro nacional deste ano (lembra a Rádio Vaticano) continua o de Maio de 2014, de natureza transnacional, que teve a participação de
representantes de Espanha, Gibraltar, Andorra e Portugal. Em declaração
conjunta emitida no ano passado, reitera-se a necessidade de proteger os
direitos dos detidos, e apela-se às instituições para que só recorram à
pena da privação de liberdade como uma última opção.
Enfatizou também o compromisso da Pastoral carcerária de oferecer
apoio educativo aos presos, como também a necessidade de uma justiça
“mais humana”, que envolva o perdão e a misericórdia, e não seja só “a
extensão de um estado de pobreza" no qual se encontram muitos presos
antes mesmo de cometerem um crime.
A mensagem que se quer passar, então, é que "não é o endurecimento
das penas que reduzirão os casos de frequente recaída no crime, mas sim
processos penais justos e de justa duração, que olham para a pessoa na
sua integridade”.
(04 de Fevereiro de 2015) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário