Páginas

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Igreja portuguesa: dar uma dignidade aos presos

Em Fátima, no 8 e 9 de Fevereiro, o Encontro Nacional de Pastoral carcerária com o tema reinserção social dos reclusos


Roma, 04 de Fevereiro de 2015 (Zenit.org)


Nos próximos dias 8 e 9 de Fevereiro, em Fátima, acontecerá o X Encontro Nacional da Pastoral Carcerária, dedicado ao tema “Dar dignidade aos detidos: das palavras à acção". Na nota de apresentação do evento o Pe. João Gonçalves, coordenador da pastoral penitenciária portuguesa, insiste que "é sempre bom falar sobre prisões e prisioneiros, já que é um assunto pouco conhecido e que há pouca discussão dentro das nossas comunidades, eclesiais ou não.

Os trabalhos do congresso começarão no próximo domingo à tarde, com a primeira sessão dedicada ao sector religioso da Pastoral Carcerária. No dia seguinte, das 9.30 as 12.30, o argumento será visto do ponto de vista jurídico, e das 14.30 as 17.30 se abordará a questão social.

O encontro nacional deste ano (lembra a Rádio Vaticano) continua o de Maio de 2014, de natureza transnacional, que teve a participação de representantes de Espanha, Gibraltar, Andorra e Portugal. Em declaração conjunta emitida no ano passado, reitera-se a necessidade de proteger os direitos dos detidos, e apela-se às instituições para que só recorram à pena da privação de liberdade como uma última opção.

Enfatizou também o compromisso da Pastoral carcerária de oferecer apoio educativo aos presos, como também a necessidade de uma justiça “mais humana”, que envolva o perdão e a misericórdia, e não seja só “a extensão de um estado de pobreza" no qual se encontram muitos presos antes mesmo de cometerem um crime.

A mensagem que se quer passar, então, é que "não é o endurecimento das penas que reduzirão os casos de frequente recaída no crime, mas sim processos penais justos e de justa duração, que olham para a pessoa na sua integridade”.

Sem comentários:

Enviar um comentário