| O conhecimento da ordem cósmica pode levar a aprofundar o louvor ao Criador |
Actualizado 23 de Setembro de 2014
ReL
Sucede continuamente: o professor de religião ou o de catequese explica que Deus criou o mundo em seis dias e no sétimo descansou. E um menino levanta a mão e coloca: "pois disseram-nos que foi uma grande explosão, em classe de ´cone´ [as antigas "naturais"]
Outro clássico, muito mais antigo... Os meninos de todos os tempos apresentam-se com quem tiveram filhos Caim e Abel e se a raça humana vem do incesto.
E nos nossos dias acrescenta-se esta: "Mamã, o professor de ciência disse-me que vimos do macaco e de uma sopa química, e a professora de religião disse-me que Deus fez Adão e Eva com barro e somos seus descendentes; quem tem razão?"
Inclusive a nível adulto e de divulgação, há um tremendo buraco divulgativo para explicar o encaixe da proposta cristã - que é racional e razoável - com a ciência actual. É algo que se nota especialmente nas livrarias em espanhol, como denuncia o doutor em Filosofia da Física pela Universidade de Bremen Francisco José Soler Gil no livro "Oráculos da Ciência".
"Nas livrarias o tema da existência de Deus só se apresenta desde o ponto de vista ateu. O estudante de filosofia e, em geral, o leitor culto... Vê-se privado das fontes que lhe permitiriam, junto com as outras, poder reflectir com verdadeira independência sobre o tema. Deste modo, gera-se a falsa impressão de que o debate reflexivo sobre Deus já está encerrado e de que o único que subsiste é uma escura inércia religiosa irracional frente à clareza racional do ateísmo. E é difícil exagerar o potencial de fanatismo laicista que encerra um planeamento assim", aponta Soler Gil.
Neste contexto no qual a Faculdade de Teologia da Catalunha põe em marcha pelo segundo ano e debaixo do patrocínio do Pontifício Conselho para a Cultura, o seu curso online de alta divulgação em língua espanhola, aberto a alunos que se conectem desde qualquer parte de Espanha, América Hispânica ou do mundo, para dar a conhecer os frutos dos últimos 30 anos de diálogo ciência-fé, anos muito frutíferos, uma idade dourada inclusive, mas que em âmbitos hispânicos se desconhece.
Neste contexto no qual a Faculdade de Teologia da Catalunha põe em marcha pelo segundo ano e debaixo do patrocínio do Pontifício Conselho para a Cultura, o seu curso online de alta divulgação em língua espanhola, aberto a alunos que se conectem desde qualquer parte de Espanha, América Hispânica ou do mundo, para dar a conhecer os frutos dos últimos 30 anos de diálogo ciência-fé, anos muito frutíferos, uma idade dourada inclusive, mas que em âmbitos hispânicos se desconhece.
O curso é dirigido a qualquer pessoa que queira aprender e dar razão da fé, ou pelo menos entender as razões da fé em temas chave, mas será especialmente útil para professores, catequistas e qualquer com função docente, pastoral e educativa.
Para o seu promotor, Emili Marlés, físico e sacerdote da diocese de Terrassa, "os conhecimentos científicos são uma ajuda para louvar Deus com mais intensidade na sua obra criadora". A sua tese doutoral em teologia especializa-se precisamente no diálogo ciência-teologia e está convencido de que "as ciências são uma ajuda, não uma dificuldade, para descobrir a beleza e a sabedoria de Deus".
Entre os professores do curso estão Armand Puig, Lluc Torcal, Gennaro Auletta, Manuel García Doncel e o veterano divulgador de história da ciência na Igreja, o padre Francesc Nicolau.
Trata-se de um curso 100% online. Cada lição oferece um vídeo introdutório, junto com um artigo de e-learning e acesso a leituras, vídeos e podcasts que aprofundam o tema. A lição encerra-se com um autoteste e a participação no fórum de debate.
A matrícula no curso permite diversas modalidades, com e sem tutor, e um acompanhamento específico para professores. "Os nossos alunos não só encontram reflexão, mas também arte, uma estética atractiva, porque queremos explicar o diálogo fé-ciência desde a via da beleza", explica Marlés.
O primeiro curso já o receberam mais de 300 alunos de todo o mundo falante espanhol e tanto os professores como os estudantes mostraram a sua satisfação.
Para o seu promotor, Emili Marlés, físico e sacerdote da diocese de Terrassa, "os conhecimentos científicos são uma ajuda para louvar Deus com mais intensidade na sua obra criadora". A sua tese doutoral em teologia especializa-se precisamente no diálogo ciência-teologia e está convencido de que "as ciências são uma ajuda, não uma dificuldade, para descobrir a beleza e a sabedoria de Deus".
Entre os professores do curso estão Armand Puig, Lluc Torcal, Gennaro Auletta, Manuel García Doncel e o veterano divulgador de história da ciência na Igreja, o padre Francesc Nicolau.
Trata-se de um curso 100% online. Cada lição oferece um vídeo introdutório, junto com um artigo de e-learning e acesso a leituras, vídeos e podcasts que aprofundam o tema. A lição encerra-se com um autoteste e a participação no fórum de debate.
A matrícula no curso permite diversas modalidades, com e sem tutor, e um acompanhamento específico para professores. "Os nossos alunos não só encontram reflexão, mas também arte, uma estética atractiva, porque queremos explicar o diálogo fé-ciência desde a via da beleza", explica Marlés.
O primeiro curso já o receberam mais de 300 alunos de todo o mundo falante espanhol e tanto os professores como os estudantes mostraram a sua satisfação.
A Faculdade de Teologia da Catalunha reconhece um curso completo como créditos (144 horas), e a Generalitat da Catalunha reconhece-o como formação permanente para o seu convénio com a Faculdade. Todo o projecto conta com o patrocínio do Pontifício Conselho para a Cultura e financiamento da John Templeton Foundation, famosa pelo seu milionário prémio anual a favor do avanço da ciência e o pensamento no âmbito da religião.
Toda a informação sobre o curso e a matrícula em:
www.scienceandfaithbcn.com
Toda a informação sobre o curso e a matrícula em:
www.scienceandfaithbcn.com
Para os alunos de segundo curso este é o tema novo, a partir de Outubro:
- A criação como Liber Naturae: criação e revelação
- Teorias sobre a evolução dos hominídeos
- A origem da vida humana e o desenvolvimento embrionário.
- Deus interveio na criação do primeiro homem? E na criação de cada homem?
- E num universo em evolução, podemos dizer que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus?
- A clonagem e as células mãe
- A Igreja e o darwinismo
- Posso esperar um milagre na minha vida? (teologia dos milagres)
- Antropologia e neurociência
- Que quer dizer ressuscitar de entre os mortos?
- O fim do nosso universo segundo a Ciência
- O fim do universo segundo a teologia e para o primeiro curso, o tema é:
- O mundo fez em 7 dias ou em 14.000 milhões de anos? Génesis 1 e 2 em debate
- Galileu e o diálogo Ciência e fé
- Investigando um cosmos surpreendente. A riqueza da realidade
- Como a ciência conhece a realidade? O Método Científico
- A teologia, é um acesso a realidade ou pura mitologia? Teologia e verdade
- Um diálogo não sempre fácil: a relação Teologia-Ciência ao longo da história
- Como foi a evolução cosmológica do nosso universo?
- Teorias da evolução biológica
- Que quer dizer que Deus criou o mundo? - Teologia clássica da criação
- Um mundo desenhado por Deus.
- Jesus Cristo, tem algo que ver com a evolução cósmica?
- Um diálogo com a ciência que enriquece a teologia, o novo conceito de «criação evolutiva»
Mais informação e subscrições:
www.scienceandfaithbcn.com
- A criação como Liber Naturae: criação e revelação
- Teorias sobre a evolução dos hominídeos
- A origem da vida humana e o desenvolvimento embrionário.
- Deus interveio na criação do primeiro homem? E na criação de cada homem?
- E num universo em evolução, podemos dizer que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus?
- A clonagem e as células mãe
- A Igreja e o darwinismo
- Posso esperar um milagre na minha vida? (teologia dos milagres)
- Antropologia e neurociência
- Que quer dizer ressuscitar de entre os mortos?
- O fim do nosso universo segundo a Ciência
- O fim do universo segundo a teologia e para o primeiro curso, o tema é:
- O mundo fez em 7 dias ou em 14.000 milhões de anos? Génesis 1 e 2 em debate
- Galileu e o diálogo Ciência e fé
- Investigando um cosmos surpreendente. A riqueza da realidade
- Como a ciência conhece a realidade? O Método Científico
- A teologia, é um acesso a realidade ou pura mitologia? Teologia e verdade
- Um diálogo não sempre fácil: a relação Teologia-Ciência ao longo da história
- Como foi a evolução cosmológica do nosso universo?
- Teorias da evolução biológica
- Que quer dizer que Deus criou o mundo? - Teologia clássica da criação
- Um mundo desenhado por Deus.
- Jesus Cristo, tem algo que ver com a evolução cósmica?
- Um diálogo com a ciência que enriquece a teologia, o novo conceito de «criação evolutiva»
Mais informação e subscrições:
www.scienceandfaithbcn.com
in
Sem comentários:
Enviar um comentário