Páginas

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Santo Eduardo

O reinado de Eduardo prefigurou e anunciou o reinado de Cristo


Horizonte, 13 de Outubro de 2014 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


Eduardo foi o penúltimo rei saxão da Inglaterra. Filho de Ethelred II e de Ema da Normandia, o jovem nasceu em Oxford no ano 1003 e cresceu em meio às invasões dos pagãos dinamarquesas no ano 1013 que forçaram ele e sua família a fugir para a Normandia no norte da França. Lá, foi educado nas mais conceituadas escolas da Europa recebendo sólidos fundamentos cristãos. Permaneceu na Normandia até o ano 1041 até que foi convidado pelo seu meio-irmão Canuto II a retornar para a Inglaterra. Após seu retorno Canuto II faleceu em 08 de Junho de 1042.

Eduardo foi então sagrado rei e conta a Tradição que a popularidade de Eduardo era tamanha que antes de Canuto ser enterrado, Eduardo era aclamado rei. Foi coroado então no dia 03 de Abril de 1043 na Catedral de Winchester. Eduardo, como bom cristão, governou com firmeza e dedicação o seu reino, erradicando os pensamentos e atitudes pagãs e trazendo a paz a todos. Duas vertentes do Estado político da época exigiam que Eduardo mantivesse um acordo entre normandos, saxões e dinamarqueses. Fez-se necessário que Eduardo contraísse matrimónio com Edite no ano de 1045. O casamento aconteceu, mas Eduardo propôs o acordo com Edite de se manterem castos e assim o fizeram.

O pai de Edite, Godwin, Conde de Wessex, mostrou-se aberto à decisão, mas depois empreendeu esforços em lançar uma crise sobre o reinado com o intuito de angariar regalias para si. O intuito do conde foi frustrado, pois seus soldados não queriam lutar contra o Rei Eduardo. Enquanto isso, o reinado de Eduardo seguia gerando frutos de ordem e fé cristã. Realizou inúmeras obras de caridade, restaurou conventos e fundou mosteiros e casas religiosas por toda a região, dentre elas a célebre Abadia de Westminster considerada a igreja mais importante de Londres.

Eduardo faleceu no dia 05 de Janeiro de 1066, após peregrinação que realizou à Roma, vindo a ser sepultado na Igreja da Abadia de Westminster.. Seu corpo foi encontrado incorrupto 50 anos depois de sua morte. Foi canonizado pelo Papa Alexandre III no dia 07 de Fevereiro de 1161. Foi construído um santuário em honra a São Eduardo e ele foi transladado no dia 13 de Outubro de 1269, sendo este o dia de sua memória litúrgica. 

Sem comentários:

Enviar um comentário