O reinado de Eduardo prefigurou e anunciou o reinado de Cristo
Horizonte, 13 de Outubro de 2014 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros
Eduardo foi o penúltimo rei saxão da Inglaterra. Filho de
Ethelred II e de Ema da Normandia, o jovem nasceu em Oxford no ano 1003 e
cresceu em meio às invasões dos pagãos dinamarquesas no ano 1013 que
forçaram ele e sua família a fugir para a Normandia no norte da França.
Lá, foi educado nas mais conceituadas escolas da Europa recebendo
sólidos fundamentos cristãos. Permaneceu na Normandia até o ano 1041 até
que foi convidado pelo seu meio-irmão Canuto II a retornar para a
Inglaterra. Após seu retorno Canuto II faleceu em 08 de Junho de 1042.
Eduardo foi então sagrado rei e conta a Tradição que a popularidade
de Eduardo era tamanha que antes de Canuto ser enterrado, Eduardo era
aclamado rei. Foi coroado então no dia 03 de Abril de 1043 na Catedral
de Winchester. Eduardo, como bom cristão, governou com firmeza e
dedicação o seu reino, erradicando os pensamentos e atitudes pagãs e
trazendo a paz a todos. Duas vertentes do Estado político da época
exigiam que Eduardo mantivesse um acordo entre normandos, saxões e
dinamarqueses. Fez-se necessário que Eduardo contraísse matrimónio com
Edite no ano de 1045. O casamento aconteceu, mas Eduardo propôs o acordo
com Edite de se manterem castos e assim o fizeram.
O pai de Edite, Godwin, Conde de Wessex, mostrou-se aberto à decisão,
mas depois empreendeu esforços em lançar uma crise sobre o reinado com o
intuito de angariar regalias para si. O intuito do conde foi frustrado,
pois seus soldados não queriam lutar contra o Rei Eduardo. Enquanto
isso, o reinado de Eduardo seguia gerando frutos de ordem e fé cristã.
Realizou inúmeras obras de caridade, restaurou conventos e fundou
mosteiros e casas religiosas por toda a região, dentre elas a célebre
Abadia de Westminster considerada a igreja mais importante de Londres.
Eduardo faleceu no dia 05 de Janeiro de 1066, após peregrinação que
realizou à Roma, vindo a ser sepultado na Igreja da Abadia de
Westminster.. Seu corpo foi encontrado incorrupto 50 anos depois de sua
morte. Foi canonizado pelo Papa Alexandre III no dia 07 de Fevereiro de
1161. Foi construído um santuário em honra a São Eduardo e ele foi
transladado no dia 13 de Outubro de 1269, sendo este o dia de sua
memória litúrgica.
(13 de Outubro de 2014) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário