A Conferência Episcopal se encontrará com o Governo motivados somente pelo interesse do bem do país
Roma, 14 de Maio de 2014 (Zenit.org)
No próximo dia 21 de maio começará o diálogo entre os bispos
com o Governo do presidente Daniel Ortega sobre temas relacionados com a
família e a institucionalidade do Estado, entre outros. Por esta razão,
a Conferência Episcopal de Nicarágua emitiu um comunicado no qual
manifestaram o desejo de que "todo o povo de Deus participe activamente, a
partir da própria fé, no diálogo que teremos com o governo da República
na próxima quarta-feira, 21 de Maio”.
Os bispos afirmam querer “realizar este encontro com o apoio
fraterno de todos vocês, porque o único interesse que nos move é a busca
de novos horizontes para beneficiar o povo da Nicarágua e o bem comum
da sociedade". E o fazem "apenas como parte de nossa missão
evangelizadora de Pastores da Igreja, conscientes de que a evangelização
também implica um caminho de diálogo".
Assim, os prelados pedem para sacerdotes, paróquias, comunidades
religiosas, grupos e movimentos eclesiais, instituições católicas, etc.,
“organizar três dias de oração, pedindo ao Senhor que o encontro antes
mencionado seja evangelicamente fecundo para o futuro do país”.
Dessa forma solicitam que no dia 15 de Maio se intensifique a
adoração eucarística em toda Nicarágua e que a Missa do Santíssimo seja
oferecida por esta intenção. Para o dia 17 pedem para realizar orações
pessoais e organizar momentos de oração comunitária à Santíssima Virgem
Maria. E que no domingo, 18, todas as Missas fossem oferecidas pelo
sucesso deste diálogo. Finalmente pedem para que no dia 21 de Maio,
“seja exposto durante todo o dia o Santíssimo Sacramento para a adoração
dos fiéis aos quais pedimos suas orações por este encontro”.
Os bispos da Nicarágua dizem ir a este diálogo com o governo "com a
convicção do Papa Francisco", expressa na Evangelii Gaudium ‘Preferimos
uma Igreja acidentada, ferida e manchada por sair às ruas, do que uma
igreja doente pelo fechamento e a comodidade de apegar-se às próprias
seguranças’. Desta forma acrescentam que “não buscamos nada para nós
mesmos nem para a Igreja. Somos movidos somente pelo interesse do bem do
país”.
De acordo com a agência de notícias Fides, a sede da Nunciatura
Apostólica na Nicarágua é o lugar do diálogo. Os bispos se reuniram em
12 de maio, no Seminário de Manágua, para abordar alguns dos temas que
estarão no centro do diálogo. Também esteve presente o arcebispo
Fortunato Nwachukwu, Núncio Apostólico. Por outro lado confirmam que os
principais temas que serão tratados durante o diálogo serão a família e
os problemas institucionais do país.
(Trad.TS)
(14 de Maio de 2014) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário