Páginas

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Nicarágua: os bispos pedem 3 dias de oração pelo diálogo com o Governo

A Conferência Episcopal se encontrará com o Governo motivados somente pelo interesse do bem do país


Roma, 14 de Maio de 2014 (Zenit.org)


No próximo dia 21 de maio começará o diálogo entre os bispos com o Governo do presidente Daniel Ortega sobre temas relacionados com a família e a institucionalidade do Estado, entre outros. Por esta razão, a Conferência Episcopal de Nicarágua emitiu um comunicado no qual manifestaram o desejo de que "todo o povo de Deus participe activamente, a partir da própria fé, no diálogo que teremos com o governo da República na próxima quarta-feira, 21 de Maio”.

Os bispos afirmam querer “realizar este encontro com o apoio fraterno de todos vocês, porque o único interesse que nos move é a busca de novos horizontes para beneficiar o povo da Nicarágua e o bem comum da sociedade". E o fazem "apenas como parte de nossa missão evangelizadora de Pastores da Igreja, conscientes de que a evangelização também implica um caminho de diálogo".

Assim, os prelados pedem para sacerdotes, paróquias, comunidades religiosas, grupos e movimentos eclesiais, instituições católicas, etc., “organizar três dias de oração, pedindo ao Senhor que o encontro antes mencionado seja evangelicamente fecundo para o futuro do país”.

Dessa forma solicitam que no dia 15 de Maio se intensifique a adoração eucarística em toda Nicarágua e que a Missa do Santíssimo seja oferecida por esta intenção. Para o dia 17 pedem para realizar orações pessoais e organizar momentos de oração comunitária à Santíssima Virgem Maria. E que no domingo, 18, todas as Missas fossem oferecidas pelo sucesso deste diálogo. Finalmente pedem para que no dia 21 de Maio, “seja exposto durante todo o dia o Santíssimo Sacramento para a adoração dos fiéis aos quais pedimos suas orações por este encontro”.

Os bispos da Nicarágua dizem ir a este diálogo com o governo "com a convicção do Papa Francisco", expressa na Evangelii Gaudium ‘Preferimos uma Igreja acidentada, ferida e manchada por sair às ruas, do que uma igreja doente pelo fechamento e a comodidade de apegar-se às próprias seguranças’. Desta forma acrescentam que “não buscamos nada para nós mesmos nem para a Igreja. Somos movidos somente pelo interesse do bem do país”.

De acordo com a agência de notícias Fides, a sede da Nunciatura Apostólica na Nicarágua é o lugar do diálogo. Os bispos se reuniram em 12 de maio, no Seminário de Manágua, para abordar alguns dos temas que estarão no centro do diálogo. Também esteve presente o arcebispo  Fortunato Nwachukwu, Núncio Apostólico. Por outro lado confirmam que os principais temas que serão tratados durante o diálogo serão a família e os problemas institucionais do país.

(Trad.TS)

Sem comentários:

Enviar um comentário