Páginas

sexta-feira, 11 de março de 2016

Índia: leis anti-conversão nas mãos de extremistas

A instrumentalização denunciada pelo bispo de Bhopal, Dom Leo Cornelio

  Notícias do Mundo


“As leis anti-conversões tornaram-se uma ferramenta com a qual grupos extremistas perseguem minorias, especialmente os cristãos”. Então, Dom Leo Cornelio, Bispo de Bhopal, relatou à Ajuda à Igreja que Sofre a situação actual em Madhya Pradesh, o Estado onde tem a sua diocese, e onde em Janeiro passado treze cristãos foram presos sob a acusação de terem convertido à força fieis hindus ao cristianismo.

Madhya Pradesh está na verdade entre os sete estados indianos em que vigoram as Leis sobre Liberdade Religiosa, comumente conhecidas como leis anti-conversões. Nascidas para evitar as conversões forçadas, mas, de facto, são causa de duras discriminações, violências e violações dos direitos das minorias religiosas, as leis anti-conversão estão em vigor em sete Estados da federação: Chhattisgarh, Himachal Pradesh, Gujarat, Madhya Pradesh, Arunanchal Pradesh, Rajasthan e Orissa. Madhya Pradesh foi o primeiro estado a adoptar tal legislação em 1967.

“Os treze presos estavam rezando juntos e devem ter feito muito barulho, incomodando alguém”, afirma monsenhor Cornelius confirmando a presença também de crianças entre os fiéis presos pela polícia. O episódio representa um claro exemplo da facilidade com que se pode servir das leis anti-conversão.

“As regras devem assegurar que os grupos religiosos não obriguem os outros a abraçar a fé. Mas como é possível evitar que alguém com interesses económicos, políticos ou pessoais, utilizem-nas para os próprios propósitos?”.

O prelado explica que as igrejas cristãs não tentam de forma alguma converter os fiéis de outras religiões ao Cristianismo, embora não exclui que possa ter havido algumas tentativas excepcionais de seitas de inspiração cristã. Ao mesmo tempo, ressalta que até mesmo as obras de caridade são mal interpretadas por grupos extremistas.

“Eles nos acusam de cuidar das pessoas pobres com a única finalidade de convertê-las – continua o bispo – . Chegaram até a culpar madre Teresa disso. Na verdade são as pessoas que nos perguntam por que as ajudamos e quando explicamos a elas que isso é o ensinamento de Jesus, querem abraçar a nossa fé”.

O prelado adverte para os perigos da adopção de uma lei anti-conversão a nível geral e destaca como também não sendo directamente o governo a fazer sofrer as minorias, desde que o partido nacionalista Hindu Bharatiya Janata Party (NJP) ganhou a presidência com Narendra Modi, os grupos extremistas se radicalizaram mais.

“Os extremistas manipulam os casos de conversão e exercem pressão sobre a polícia para que prendam os suspeitos. Assim se começa longos processos que podem durar anos por causa da lentidão do nosso sistema jurídico. E nós, minorias, continuamos a sofrer”, conclui, então, Dom Cornelius.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário