Papa Francisco destaca que neste domingo o Espírito nos dá a
ternura do perdão divino e nos permeia com a força invencível da
misericórdia do Pai
Depois da Missa na Festa do Baptismo do Senhor,
o Santo Padre Francisco apareceu na janela de seu escritório no Palácio
Apostólico Vaticano para rezar o Angelus com os fiéis reunidos na Praça
de São Pedro.
Eis as palavras pronunciadas pelo Papa antes da oração mariana:
Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
Neste domingo depois da Epifania, celebramos o Baptismo de Jesus e
recordamos com gratidão o nosso Baptismo. Neste contexto, esta manhã baptizei 26 recém-nascidos: rezemos por eles!
O Evangelho apresenta Jesus, nas águas do Rio Jordão, no centro de
uma revelação divina. Escreve São Lucas: depois de receber o Baptismo, o
céu se abriu e desceu sobre Ele o Espírito Santo em forma corporal, como
pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho; eu, hoje, te gerei”
(Lc 3,21-22). Jesus é consagrado e manifestado pelo Pai como o Messias
salvador e libertador.
Neste evento - testemunhado por todos os quatro Evangelhos – ocorreu a
passagem do Baptismo de João Baptista, com base no símbolo da água, ao Baptismo de Jesus com o Espírito Santo e com o fogo (Lc 3,16). De fato,
no Baptismo cristão, o Espírito Santo é o artífice principal: “É Ele que
queima e destrói o pecado original, restituindo ao baptizado a beleza da
graça divina; é Aquele que nos liberta do domínio das trevas, isto é, do
pecado, e nos transfere para o reino da luz, ou seja, do amor, da
verdade e da paz. Pensemos a qual dignidade nos eleva o Baptismo!
"Considerai com que amor nos amou o Pai, para que sejamos chamados
filhos de Deus. E nós o somos de fato” (1 Jo 3,1), exclama o apóstolo
João. Esta realidade estupenda de seremos filhos de Deus comporta a
responsabilidade de seguir Jesus e reproduzir em nós mesmos os seus
traços: mansidão, humildade e ternura. E isso não é fácil, especialmente
se nos circunda tanta intolerância, soberba e dureza. Mas é possível
com a força que nos vem do Espírito Santo!
O Espírito Santo, recebido pela primeira vez no dia do nosso Baptismo,
abre o nosso coração para a verdade, toda a verdade. O Espírito conduz a
nossa vida no difícil, mas alegre caminho da caridade e da
solidariedade para com os nossos irmãos. O Espírito nos dá a ternura do
perdão divino e nos permeia com a força invencível da misericórdia do
Pai. Não nos esqueçamos de que o Espírito Santo é uma presença viva e
vivificante naquele que O aceita, reza em nós e nos enche de alegria
espiritual.
Hoje, Festa do Baptismo de Jesus, pensemos no dia do nosso Baptismo.
Todos nós fomos baptizados, sejamos gratos por este dom. E eu pergunto:
Quem sabe a data de seu baptismo? Certamente não todos. Então, eu os
convido a procurar a data, perguntando, por exemplo, para seus pais,
seus avós, seus padrinhos ou na paróquia. É muito importante saber,
porque é uma data para comemorar: é a data do nosso renascimento como
filhos de Deus. Por isso, a lição de casa para esta semana: procurar a
data do meu Baptismo. Comemorar esse dia significa reafirmamos a nossa
adesão a Jesus, com o compromisso de viver como cristãos, membros da
Igreja e de uma nova humanidade, onde todos são irmãos.
A Virgem Maria, primeira discípula de seu Filho Jesus, ajude-nos a
viver com alegria e zelo apostólico o nosso Baptismo, recebendo a cada
dia o dom do Espírito Santo, que nos faz filhos de Deus.
Depois do Angelus
Queridos irmãos e irmãs,
Saúdo a todos, fiéis de Roma e peregrinos que vieram da Itália e outros países.
Saúdo em particular os estudantes de Bachiller Diego Sánchez de
Talavera La Real, Espanha; o coro dos Alpes de Martinengo e seus
familiares; o grupo de adolescentes de São Bernardo Lodi.
Como eu disse, na Festa do Baptismo de Jesus, conforme a tradição, baptizei algumas crianças. Agora, eu gostaria de transmitir uma bênção
especial a todas as crianças que foram baptizadas recentemente, e também
aos jovens e adultos que acabaram de receber os sacramentos da iniciação
cristã ou que estão se preparando. A graça de Cristo esteja sempre com
eles!
Desejo a todos um bom domingo. Não se esqueça da lição de casa:
procurar a data do Baptismo. E por favor, não se esqueçam também de rezar
por mim. Bom almoço e até logo!
in
Sem comentários:
Enviar um comentário