Páginas

sexta-feira, 20 de março de 2015

O papa à Universidade Católica Argentina: que a igreja do campus seja o coração desta universidade

Inaugurado o novo templo do campus de Puerto Madero

Cidade do Vaticano, 19 de Março de 2015 (Zenit.org)


A Pontifícia Universidade Católica Argentina, UCA, inaugurou a igreja principal do campus de Puerto Madero nesta quarta-feira, 18 de Março. A igreja é o “sonho dos primeiros docentes da universidade e da Conferência Episcopal que a fundou”. A bênção foi dada durante uma missa presidida pelo cardeal Mario Poli, arcebispo de Buenos Aires e Grande Chanceler da universidade.

Durante o acto, o reitor mostrou um vídeo do papa Francisco falando à comunidade UCA sobre a importância desta igreja: ele se diz muito feliz de “que seja abençoada e inaugurada a igreja do Coração de Jesus, o templo da Universidade Católica Argentina”. Até agora, eram “as pequenas capelas as que iam alimentando a nossa oração, o nosso encontro com Jesus, com Maria, com São José”. Agora, este templo “é o centro de toda a universidade, que tem que ser orientada para Deus, para Jesus que está ali no sacrário”. O pontífice pede que dessa igreja saiam “a força da universidade, as ideias da universidade, o ensino da universidade”. Não é um templo separado, observa o papa, e sim o coração da universidade: ele está dentro da universidade, faz parte da universidade. “Muito mais importante que a reitoria, que o conselho superior, que os decanatos e que as assembleias; muito mais importante”, assegura o papa, reforçando: “Ali está o coração e o centro”.

A nova igreja, segundo a universidade, responde ao pedido do papa Francisco de mais espiritualidade e encontro com Jesus Cristo nos centros académicos; é igreja, não capela. O arcebispado aprovou a designação de “igreja”, que, de um ponto de vista canónico e litúrgico, tem importância muito maior. Ela se torna, assim, “o lugar central de culto na universidade, seu centro espiritual de constante actividade”.

“A igreja maior é bem integrada no conjunto da construção e é destacada para mostrar que, na universidade, a vida espiritual não pode ser vista como um anexo, como uma actividade secundária ou tolerável. Em nossa concepção da vida e da sabedoria, o espírito é indispensável, essencial, fundamental, e deve penetrar tudo”, diz o pe. Víctor M. Fernández, reitor da UCA, em carta à comunidade universitária.

Serão celebradas cinco missas diárias na nova igreja e todo dia haverá ao menos seis horas de adoração, com a participação de alunos, docentes, empregados e directores.

Sem comentários:

Enviar um comentário