O testemunho de Santa Escolástica nos motiva a uma profunda amizade e unidade com Deus e os irmãos
Horizonte, 10 de Fevereiro de 2015 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros
Escolástica é irmã gémea de São Bento. Nasceram em Núrsia,
região central da Itália, em 480. Eram filhos de nobres, o pai Eupróprio
ficou viúvo quando eles nasceram, pois a esposa morreu durante o parto.
Ainda jovem Escolástica se consagrou a Deus com o voto de castidade,
antes mesmo do irmão, que estudava retórica em Roma. Mais tarde, Bento
fundou o mosteiro de Monte Cassino criando a Ordem dos monges
beneditinos. Escolástica, inspirada por ele, fundou um mosteiro, de
irmãs, com um pequeno grupo de jovens consagradas. Estava criada a Ordem
das beneditinas, que recebeu este nome em homenagem ao irmão, seu
grande incentivador e que elaborou as Regras da comunidade.
Tinha o costume de visitar São Bento uma vez ao ano e como não
estava permitido que entrasse no mosteiro, ele saía ao seu encontro
para levá-la a uma casa de confiança, onde os irmãos passavam a vigília
orando, cantando hinos de louvor a Deus e discutindo assuntos
espirituais.
Sobre a última visita, São Gregório faz uma notável descrição: “nela,
a santa, pressentindo que não voltaria mais a ver seu irmão, rogou-lhe
que não partisse essa noite, mas no dia seguinte. Mas São Bento
sentiu-se incapaz de romper as regras de seu mosteiro“. Então, Santa
Escolástica apelou a Deus com uma fervorosa oração para que interviesse
em sua ajuda e, ato contínuo, caiu uma forte tormenta que impediu que
seu irmão regressasse ao mosteiro. Os dois santos passaram a noite
falando das coisas santas e de assuntos espirituais. A reacção de São
Bento foi de perguntar o que ela havia feito e desejar que Deus a
perdoasse por aquilo. Santa Escolástica, na simplicidade e na alegria,
disse-lhe: “Eu pedi para conversar, você não aceitou. Então, pedi para o Senhor e Ele me atendeu”.
Três dias depois, a santa morreu, e seu irmão que se encontrava absorto
na oração teve a visão da alma de sua Irmã ascendendo ao céu na forma
de pomba.
O corpo de Santa Escolástica foi sepultado no mosteiro de São Bento no túmulo que o próprio São Bento construirá para si e contava com a idade de 63 anos. Ela é padroeira de Monte Cassino e é invocada contra as tempestades, sua festa é celebrada em 10 de Fevereiro.
(10 de Fevereiro de 2015) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário