Páginas

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Telegrama do papa ao presidente da Itália, que renuncia ao cargo

Giorgio Napolitano, 89, deixa a presidência após 9 anos


Roma, 14 de Janeiro de 2015 (Zenit.org)


O papa Francisco, em viagem apostólica ao Sri Lanka, enviou nesta quarta-feira um telegrama ao presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano, que hoje renuncia ao cargo depois de um primeiro mandato de sete anos seguido por uma reeleição para mais sete, dos quais cumpriu dois anos. Ele renuncia devido à idade.

Décimo primeiro presidente da República Italiana e o único reeleito duas vezes, Napolitano escolheu o Vaticano como destino da primeira visita oficial ao exterior em segundo mandato. Ele quis saudar o papa Francisco no dia 8 de Junho de 2013.

O Santo Padre enviou a ele o seguinte telegrama: "Ao ter notícia da sua renúncia à função de Chefe de Estado, enquanto realizo a minha viagem apostólica ao Sri Lanka e às Filipinas, lhe manifesto a minha proximidade espiritual e quero expressar-lhe a minha sincera estima e vivo apreço pelo seu generoso e exemplar serviço à nação italiana, desempenhado com autoridade, fidelidade e entrega incansável ao bem comum. Sua acção, iluminada e sábia, contribuiu para fortalecer na população os ideais de solidariedade, de unidade e de concórdia, especialmente no contexto europeu e nacional caracterizado por não poucas dificuldades".

O pontífice encerra o telegrama invocando "sobre o senhor, sobre a sua consorte e seus entes queridos a assistência divina e lhe assegurando uma lembrança constante em minhas orações".

A Itália é uma república parlamentarista e o presidente tem menos poderes que nas democracias presidencialistas, sendo fundamentalmente um garantidor do cumprimento da Constituição, em papel semelhante ao dos reis e rainhas nas monarquias constitucionais. O próximo presidente será eleito pelo parlamento, devendo ter amplo consenso e precisando ser uma pessoa de alto perfil institucional.

Sem comentários:

Enviar um comentário