Giorgio Napolitano, 89, deixa a presidência após 9 anos
Roma, 14 de Janeiro de 2015 (Zenit.org)
O papa Francisco, em viagem apostólica ao Sri Lanka, enviou
nesta quarta-feira um telegrama ao presidente da República Italiana,
Giorgio Napolitano, que hoje renuncia ao cargo depois de um primeiro
mandato de sete anos seguido por uma reeleição para mais sete, dos quais
cumpriu dois anos. Ele renuncia devido à idade.
Décimo primeiro presidente da República Italiana e o único reeleito
duas vezes, Napolitano escolheu o Vaticano como destino da primeira
visita oficial ao exterior em segundo mandato. Ele quis saudar o papa
Francisco no dia 8 de Junho de 2013.
O Santo Padre enviou a ele o seguinte telegrama: "Ao ter notícia da
sua renúncia à função de Chefe de Estado, enquanto realizo a minha
viagem apostólica ao Sri Lanka e às Filipinas, lhe manifesto a minha
proximidade espiritual e quero expressar-lhe a minha sincera estima e
vivo apreço pelo seu generoso e exemplar serviço à nação italiana,
desempenhado com autoridade, fidelidade e entrega incansável ao bem
comum. Sua acção, iluminada e sábia, contribuiu para fortalecer na
população os ideais de solidariedade, de unidade e de concórdia,
especialmente no contexto europeu e nacional caracterizado por não
poucas dificuldades".
O pontífice encerra o telegrama invocando "sobre o senhor, sobre a
sua consorte e seus entes queridos a assistência divina e lhe
assegurando uma lembrança constante em minhas orações".
A Itália é uma república parlamentarista e o presidente tem menos
poderes que nas democracias presidencialistas, sendo fundamentalmente um
garantidor do cumprimento da Constituição, em papel semelhante ao dos
reis e rainhas nas monarquias constitucionais. O próximo presidente será
eleito pelo parlamento, devendo ter amplo consenso e precisando ser uma
pessoa de alto perfil institucional.
(14 de Janeiro de 2015) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário