Páginas

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Cancelada a missa negra que um grupo de estudantes pretendia realizar na Universidade de Harvard

Arquidiocese de Boston organiza uma Hora Santa de reparação


Roma, 13 de Maio de 2014 (Zenit.org) Rocio Lancho García


A missa negra programada na Universidade de Harvard para ontem, 12 de Maio, foi cancelada, segundo o jornal da instituição, The Harvard Crimson. Nos últimos dias, houve muita polémica em torno ao ritual proposto por uma organização estudantil independente dentro da célebre instituição, a Harvard Extension Cultural Studies Club.

A missa negra deveria começar às 8h30 numa instalação dentro do campus. Após uma avalanche de críticas, os organizadores anunciaram que transfeririam o evento para fora do campus. No fim, a cerimónia não se realizou.

A presidente da Universidade de Harvard, Drew Faust, defendeu a decisão de permitir a "missa negra" no campus em nome da "liberdade de expressão", embora reconhecesse que o rito é "altamente ofensivo" para os membros da Igreja católica.

Ela reconheceu ainda que a "missa negra" teve origens históricas como meio de denegrir a Igreja e insultar um evento profundamente sagrado no catolicismo.

Faust chegou a dizer que a decisão do grupo de estudantes de organizar a "missa negra" era "repugnante" e acrescentou que a iniciativa "representa uma afronta aos valores fundamentais da inclusão, da pertença e do respeito mútuo que devem definir a nossa comunidade".

No entanto, ela explicou que, “de acordo com o compromisso da universidade com a livre expressão, incluindo as expressões que podem nos ofender profundamente, a decisão de seguir em frente é e será deles”. Faust declarou que “a realização de uma ‘missa negra’ planeada por um grupo afiliado à Escola de Extensão de Harvard nos desafia a reconciliar a livre expressão no coração de uma universidade com o nosso compromisso de gerar uma comunidade baseada na civilidade e no entendimento mútuo”.

Finalmente, a presidente da universidade disse que, "para reafirmar o nosso respeito pela fé católica em Harvard" e "para demonstrar que a resposta ao discurso ofensivo não é a censura, e sim o discurso razoado e o dissentimento robusto”, participaria da Hora Santa organizada pela arquidiocese.

Por sua vez, a arquidiocese de Boston mostrou profundo desagrado com as "missas negras" programadas para ontem no campus da Universidade de Harvard.

Em comunicado, a comunidade católica da arquidiocese expressava "profunda tristeza" e "forte oposição", reafirmando ainda o "claro magistério" da Igreja "sobre o culto satânico": "Esta actividade separa as pessoas de Deus e da comunidade humana, é contraria à caridade e ao bem e coloca os participantes perigosamente perto de obras do mal destrutivo".

A declaração da arquidiocese recordou também as recentes palavras do papa Francisco sobre Satanás: o papa nos avisou do "perigo de ser ingénuos e de não levar a sério o poder de Satanás, cujo mal está presente entre nós com uma frequência muito trágica".

A arquidiocese de Boston anunciou a hora de adoração eucarística reparadora e pediu a "todos os crentes e às pessoas de boa vontade para se unirem na oração por aqueles que estão envolvidos no evento, a fim de se darem conta da gravidade dos seus actos, assim como pedir a Harvard para se desvincular desta actividade".

Sem comentários:

Enviar um comentário