Bispos afirmam que está na hora de agir sobre a proposta de reforma migratória
Roma, 14 de Maio de 2014 (Zenit.org)
Os bispos norte-americanos que celebraram a Missa na
fronteira entre os EUA e o México, dia 1 de Abril, em memória aos
imigrantes mortos no deserto, viajaram para Washington dia 29 de Maio
para dar continuidade à campanha pela lei da reforma migratória.
A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB)
informa em comunicado enviado para a Câmara dos Deputados que
apresentará uma mensagem intitulada "é hora de agir" a favor de uma lei
sobre a reforma da imigração.
"A viagem até a fronteira abriu nossos olhos ainda mais, para as
tragédias humanas geradas pelo sistema migratório actual", afirmou o Dom
Eusébio Elizondo, Bispo Auxiliar de Seattle e presidente do Comité sobre
Migração. "É um passo natural querer compartilhar com os legisladores
em Washington a nossa experiência e a nossa solidariedade para com os
moradores de ambos os lados da fronteira", disse.
Ele destacou que "a única solução real para esse sistema, que não
está funcionando, é a acção do Congresso". "Precisamos de um debate e de
uma votação sobre a questão. A falta de acção é equivalente a apoiar o
status quo, que os americanos concordam que e é preciso mudar", disse o
prelado.
Em 27 de Junho de 2013, o Senado aprovou o projecto de lei S. 744, que
prevê a concessão de cidadania a imigrantes ilegais que chegaram aos
Estados Unidos antes de 31 de Dezembro de 2011 e não têm antecedentes
criminais. No entanto, devido à falta de acordo entre democratas e
republicanos, a Câmara ainda não definiu uma data para a discussão, para
chegar à aprovação final.
Entre os bispos que participam desta jornada está Dom Thomas Wenski
de Miami, Dom Elizondo, o bispo John Wester de Salt Lake City, Dom
Oscar Cantu de Las Cruces, Novo México e Dom Gerald Kicanas de Tucson,
Arizona.
(Trad.:MEM)
(14 de Maio de 2014) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário