Brasil e Portugal dão início às celebrações do triénio em preparação aos centenários de devoções marianas
Brasília, 09 de Maio de 2014 (Zenit.org) Lilian da Paz
Daqui a três anos, em 2017, dois dos mais famosos santuários
religiosos do mundo vão celebrar os centenários de duas grandes
devoções marianas. São eles: Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida,
na cidade brasileira de Aparecida (SP), e Nossa Senhora de Fátima, na
cidade portuguesa de Fátima.
A mãe Aparecida, pela qual o Papa Francisco tem especial carinho,
foi encontrada (primeiro o tronco, depois a cabeça) por pescadores em
1717, nas águas escuras do rio Paraíba. Assim que a acharam, os
pescadores, que estavam com imensas dificuldades de apanharem peixes no
rio, viram, de uma hora para a outra, milhares de cardumes. Daí em
diante começou uma forte devoção sustentada por quase 300 anos e
confirmada por inúmeros milagres.
Já a mãe portuguesa, por quem São João Paulo II era fiel devoto,
apareceu em 1917 na antiga freguesia de Cova da Iria, em Fátima, aos
pastorzinhos Lúcia de Jesus, Francisco e Jacinta. Na época, as crianças
tinham 10, 9 e 7 anos de idade, respectivamente, e receberam a missão de
rezarem incessantemente pelo mundo.
Fátima tornou-se um dos maiores santuários de peregrinação mariana pelo
grandioso milagre que lá aconteceu: na última aparição de Maria, o sol
podia ser olhado directamente por todos; ele girava como uma roda de fogo
dando a impressão de quase precipitar-se sobre a terra. Na ocasião 70
mil pessoas estavam presentes.
Celebrações dos centenários
O triénio que dá início às comemorações para os 300 anos da mãe Aparecida e 100 anos da mãe de Fátima é intitulado 2017: Aparecida e Fátima, Centenários de Bênçãos
e começa nos dias 17 e 18 de maio, no Brasil. Dom António Marto, bispo
da diocese de Leiria–Fátima, levará uma imagem de Nossa Senhora de
Fátima para o santuário brasileiro.
A programação para a acolhida de Fátima, que deve contar com a
presença de vários artistas e cantores brasileiros, está assim
organizada:
17 DE MAIO
17h30: Recepção da Imagem em frente da Matriz Basílica
18h00: Reza do Terço
19h00: Procissão luminosa pela Passarela da Fé, trazendo a Imagem até o Santuário
20h00: Eucaristia: Acolhida da Imagem de Nossa Senhora de Fátima.
Presidência de dom Raymundo Damasceno Assis, cardeal arcebispo de
Aparecida e presidente da CNBB. Presença de dom António Augusto dos
Santos Marto, bispo de Leiria-Fátima e de outros concelebrantes
22h00: Reza do Terço, acolhendo a Imagem de Nossa Senhora de Fátima
18 DE MAIO
07h30: Eucaristia: Entronização da Imagem de Nossa Senhora de Fátima. Presidência de dom António Marto e presença de dom Raymundo Damasceno e de outros concelebrantes
08h30: Traslado da Imagem de Nossa Senhora de Fátima ao monumento a Ela dedicado
Padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, ressalta a
grandiosidade do momento: “Tratando-se de dois dos mais importantes
santuários marianos do mundo e de dois povos irmãos, unidos pela
história e pela língua, mas também pela mesma fé e pela grande devoção a
Nossa Senhora, sentimos o dever de celebrar conjuntamente estes
jubileus. São pequenos gestos, mas de grande significado”.
Como retribuição, em data que ainda será anunciada, dom Raymundo
Damasceno irá entronizar a imagem de Aparecida no Santuário de Fátima.
O evento tem o apoio da Casa de Portugal e do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, do estado de São Paulo.
(09 de Maio de 2014) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário