Páginas

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Encontro dos presidentes das Comissões Doutrinais europeias

De 13 a 15 de Janeiro, reunião na Hungria com os superiores da Congregação para a Doutrina da Fé


Madrid, 13 de Janeiro de 2015 (Zenit.org)


Os presidentes das Comissões Doutrinais europeias e os superiores da Congregação para a Doutrina da Fé se reúnem de 13 a 15 de Janeiro em Esztergom, na Hungria. O cardeal Péter Erdö, arcebispo de Esztergom-Budapeste e presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), aceitou o pedido do cardeal Gerhard L. Müller, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, de fazer a reunião na localidade húngara a 50 km da capital.

"Este encontro demonstra a vontade da Congregação para a Doutrina da Fé de apoiar os episcopados locais, como destaca o papa Francisco, no seu compromisso com a propagação e com a tutela da doutrina da fé, levando-se em conta os desafios específicos que o continente europeu enfrenta hoje", informou a CCEE em comunicado.

"Com a instrução de 23 de Fevereiro de 1967, a Congregação para a Doutrina da Fé, por ordem do beato Paulo VI, pediu que as conferências episcopais instituíssem uma comissão doutrinal como órgão de assessoramento para elas mesmas e para os bispos no tocante à doutrina da fé", explica a nota.

"Para fortalecer a colaboração entre a Congregação para a Doutrina da Fé e as comissões doutrinais, decidiu-se em 1982 que os presidentes dessas comissões se reuniriam periodicamente no âmbito continental".

“Uma das características originais destas reuniões é que são os superiores da congregação os que se deslocam pelos continentes, destacando a importância das instâncias locais e regionais e as suas responsabilidades no tratamento de questões doutrinais”.

A primeira dessas reuniões, no período em que o então cardeal Joseph Ratzinger estava à frente da congregação, aconteceu na América Latina, em Bogotá (1984). Seguiram-se os encontros de Kinshasa, na África (1987); de Viena, na Europa (1989); de Hong Kong, na Ásia (1993); de Guadalajara, na América Latina (1996) e de San Francisco, na América do Norte (1999). Durante o período do cardeal William Levada, outra reunião foi organizada em Dar es Salaam, na África (2009).

Sem comentários:

Enviar um comentário