Páginas

domingo, 2 de novembro de 2025

A celebração da memória

Bom dia e um santo domingo para si!

Este sábado, Leão XIV encerrou o Jubileu do Mundo Educativo e desafiou escolas e universidades a serem “laboratórios de profecia”, lugares onde a esperança se vive, se narra e se repropõe. “Brilhai hoje como astros no mundo”, apelou o Papa.

Na mesma celebração, o Papa proclamou São João Henrique Newman (1801–1890) 38.º Doutor da Igreja e copadroeiro do mundo educativo, com São Tomás de Aquino — sublinhando a sua “estatura cultural e espiritual” e o contributo decisivo para a teologia.

Na solenidade de Todos os Santos, o pontífice pediu novos “construtores de fraternidade”, face às injustiças e guerras, recordando a alegria da comunhão dos santos como horizonte de esperança para a humanidade.

Hoje, Leão XIV preside à Missa no Cemitério de Verano, em Roma, às 16h00 (15h00 em Lisboa), gesto de oração e memória pelos que partiram.

Na rádio pública, o Programa ECCLESIA (Antena 1, 06h00) destaca a entrevista ao diácono Silvério Domingues, da Diocese de Coimbra: a Igreja deve estar “próxima de quem vive o luto, com atenção, escuta e esperança”. O programa ‘70×7’ deste domingo, transmitido na RTP2 pelas 17h30, é dedicado à comemoração dos Fiéis Defuntos e apresenta a morte sob a perspetiva de diferentes tradições religiosas, mostrando também o ‘Edifício Saudade’, em Lisboa.

Hoje arranca a Semana dos Seminários (02-09 de novembro), com o tema“Precisamos de ti!”. Da Guarda, D. José Miguel Pereira dirige-se aos jovens que querem “transformar o mundo, construir a paz, cuidar da Terra”; no Porto, D. Manuel Linda lança o desafio de pensar “o que é isso de ser padre”. Os subsídios pastorais já estão disponíveis online.

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre,

Octávio Carmo

 



Sem comentários:

Enviar um comentário