Páginas

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Consenso informado

Bom dia!

Foto: Agência ECCLESIA/HM

"Consenso informado". É o que pede o presidente da República sobre os temas da imigração, da nacionalidade e da integração, no país. Marcelo Rebelo de Sousa associou-se à primeira iniciativa pública do espaço de reflexão ‘Consenso Imigração’, que decorreu ontem, na Reitoria da Universidade de Lisboa. O chefe de Estado afirmou, através de uma mensagem que foi lida no encontro, a necessidade de “recuperar a importância do consenso informado, da dignidade humana e da convivência intercultural”.

António Vitorino, ex-diretor geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), apelou a um “acordo alargado” para fazer do reagrupamento familiar um instrumento que garanta o “controlo dos fluxos” e a integração dos imigrantes. Também o presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana marcou presença na conferência, manifestando o desejo que “haja bom senso e que o Governo pense por si”, quando questionado sobre se o executivo poderá ser influenciado pelo crescimento de forças extremistas.

O ‘Eco Igrejas Portugal’, “consórcio” de várias Igrejas e organizações Cristãs, vai começar a divulgar de forma “mais robusta” este projeto durante o ‘Tempo da Criação’ 2025, que começou ontem e decorre até 4 de outubro. Juan Ambrosio, vice-presidente da comissão coordenadora da ‘Rede Cuidar da Casa Comum’, explicou que durante este período “vai surgir publicamente o site”, “uma newsletter” e uma outra ferramenta disponibilizada às comunidades cristãs.

É já este mês que decorrem as Jornadas Nacionais de Comunicação Social. Ainda não se inscreveu? Convido-o a fazê-lo neste link, onde encontra também informações sobre o programa. Este ano, o encontro realiza-se no Seminário de Coimbra, nos dias 25 e 26 de setembro, com o tema “Comunicar sem corantes nem conservantes”.

Hoje, não perca mais um Programa ECCLESIA, exibido pelas 15h, na RTP2. O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios acolhe uma conversa do jornalista Luís Filipe Santos com o bispo de Lamego, D. António Couto, que lhe apresenta este local de peregrinação. O programa encerra uma série de emissões com destinos a visitar que este verão foram transmitidas a cada terça-feira.  

Desejo-lhe uma ótima terça-feira!

Leonor João

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário