Páginas

sexta-feira, 4 de março de 2016

“Semana das missões” num hospital psiquiátrico para conversar com pacientes e famílias

O jubileu no mundo do sofrimento mental: 12 padres em missão na Itália

  Igreja e Religião

Pixabay CC0

Visitar os doentes é uma obra de misericórdia corporal e um dos gestos que dão sentido ao Jubileu extraordinário da Misericórdia. E é também o coração do carisma de São João de Deus, razão pela qual os religiosos Fatebenefratelli organizam em Brescia, na Itália, uma “missão” que começa neste dia 3 de Março.

É uma “semana missionária” na qual estão envolvidos 12 sacerdotes da diocese de Brescia. O mundo do sofrimento psiquiátrico costuma ser visto como “o patinho feio” da medicina, e é por isso que a missão de misericórdia quer chegar até esse mundo. Em sete dias, os pacientes e os funcionários da instituição poderão conversar com os sacerdotes sobre o tema do jubileu, ao passo que os sacerdotes experimentarão directamente o mundo de sofrimento enfrentado pelos pacientes e por suas famílias.

A semana será aberta no dia 3 de Março e concluída na sexta-feira seguinte, dia 11. Cada sacerdote participará de encontros sobre a misericórdia em cada departamento do hospital. Na Solenidade de São João de Deus, terça-feira, dia 8 de Março, será celebrada a solene Eucaristia presidida pelo pe. Carmine Arice, director do escritório nacional da Conferência Episcopal Italiana para a pastoral da saúde. Também serão entregues prémios aos funcionários pelos 25 anos de serviço.

“É a primeira vez que se organiza uma semana de missões como esta e nós temos grandes expectativas: os pacientes do centro São João de Deus quer ser acompanhados para viver este Jubileu com plenitude e eu acho que também para os sacerdotes de Brescia esta iniciativa será um estímulo pastoral”, comenta o irmão Fabello. 

A reflexão da semana das missões será guiada pelo texto “As obras de misericórdia corporais e espirituais no mundo hospitalar”, que recolhe contribuições de leigos e religiosos, foi editado pelo pe. Arice e é promovido pela conferência episcopal da Itália.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário