Por ocasião do Dia Mundial do Enfermo, as Pontifícias Obras Missionárias destacam iniciativa que surgiu na França
Madrid, 11 de Fevereiro de 2015 (Zenit.org)
Há 70 anos, as Pontifícias Obras Missionárias (POM)
acompanham a União dos Enfermos Missionários na Espanha. Mais de 40.000
pessoas que sofrem alguma doença crónica, oferecem suas dores
diariamente pela santificação dos missionários, o aumento das vocações e
a difusão do Evangelho a todo o mundo. O Beato "Lolo", jornalista e
escritor que ofereceu sua doença pela evangelização, é um bom
representante desses missionários especiais.
"Ser uma enferma missionária é oferecer as dores e enfermidades
pela missão universal, e interceder pelos missionários. Dar sentido ao
sofrimento: já que tem que sofrer, então, ofereça”, explica Maria Luisa
Codina. Ela vive desde 1953 esta forma peculiar de missão e é
responsável por visitar vinte pessoas em Valdetorres de Jarama (Madrid).
São pessoas que, como ela, vivem em silêncio a dor oferecida pelas
missões. "A oferta é valiosa, porque o que você sofre, muitas vezes
parece sem importância e incomoda, mas para os outros tem muito valor,
como a Paixão de Cristo."
"Vocês regam continuamente a Igreja com a vida, com os sofrimentos,
com a paciência", disse o Papa Francisco aos doentes da paróquia romana
de São José, durante visita em 14 de Dezembro do ano passado. “Sem vocês
a Igreja não existiria, porque uma Igreja sem doentes não iria para
frente. Vocês são a força da Igreja”.
Para acompanhar os enfermos missionários, as Pontifícias Obras Missionárias publicam a cada dois meses um ‘Tríptico’
para meditar a Palavra de Deus, ouvir a voz do Papa e contemplar o
testemunho dos missionários, informou a instituição em um comunicado.
Alguns desses missionários estão a caminho do altar. Destaca-se
Manuel Lozano Garrido, mais conhecido como Beato "Lolo". Jovem da Acção
Católica, jornalista e escritor, viveu em uma cadeira de rodas por 28
anos, e cego nos seus últimos nove anos. Lozano Garrido, beatificado em
2010, colaborou activamente nas publicações das POM, mostrando em seus
artigos o espírito do missionário enfermo. "Cada leito de dor no
hospital ou em casa, cada cadeira de rodas tem sobre a cabeceira a honra
de um crucifixo missionário", escreveu o Beato.
Da França, logo começou a irradiar para outras partes do mundo. Em
1930 foi fundado no Canadá o "Apostolado dos enfermos". No mesmo ano,
estabeleceu-se na Polónia, e na Itália a "União do Apostolado dos
Enfermos" foi criada. Na Espanha, a "União dos Enfermos Missionários"
começou de forma privada em torno do ano 1933, e nasceu canonicamente em
1940. Integrada às Pontifícias Obras Missionárias, espalhou-se também
por diferentes países da América Latina.
(11 de Fevereiro de 2015) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário