Páginas

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Na Espanha 40.000 pessoas oferecem suas dores pelos missionários

Por ocasião do Dia Mundial do Enfermo, as Pontifícias Obras Missionárias destacam iniciativa que surgiu na França


Madrid, 11 de Fevereiro de 2015 (Zenit.org)


Há 70 anos, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) acompanham a União dos Enfermos Missionários na Espanha. Mais de 40.000 pessoas que sofrem alguma doença crónica, oferecem suas dores diariamente pela santificação dos missionários, o aumento das vocações e a difusão do Evangelho a todo o mundo. O Beato "Lolo", jornalista e escritor que ofereceu sua doença pela evangelização, é um bom representante desses missionários especiais.

"Ser uma enferma missionária é oferecer as dores e enfermidades pela missão universal, e interceder pelos missionários. Dar sentido ao sofrimento: já que tem que sofrer, então, ofereça”, explica Maria Luisa Codina. Ela vive desde 1953 esta forma peculiar de missão e é responsável por visitar vinte pessoas em Valdetorres de Jarama (Madrid). São pessoas que, como ela, vivem em silêncio a dor oferecida pelas missões. "A oferta é valiosa, porque o que você sofre, muitas vezes parece sem importância e incomoda, mas para os outros tem muito valor, como a Paixão de Cristo."

"Vocês regam continuamente a Igreja com a vida, com os sofrimentos, com a paciência", disse o Papa Francisco aos doentes da paróquia romana de São José, durante visita em 14 de Dezembro do ano passado. “Sem vocês a Igreja não existiria, porque uma Igreja sem doentes não iria para frente. Vocês são a força da Igreja”.

Para acompanhar os enfermos missionários, as Pontifícias Obras Missionárias publicam a cada dois meses um ‘Tríptico’ para meditar a Palavra de Deus, ouvir a voz do Papa e contemplar o testemunho dos missionários, informou a instituição em um comunicado.

Alguns desses missionários estão a caminho do altar. Destaca-se Manuel Lozano Garrido, mais conhecido como Beato "Lolo". Jovem da Acção Católica, jornalista e escritor, viveu em uma cadeira de rodas por 28 anos, e cego nos seus últimos nove anos. Lozano Garrido, beatificado em 2010, colaborou activamente nas publicações das POM, mostrando em seus artigos o espírito do missionário enfermo. "Cada leito de dor no hospital ou em casa, cada cadeira de rodas tem sobre a cabeceira a honra de um crucifixo missionário", escreveu o Beato.

Da França, logo começou a irradiar para outras partes do mundo. Em 1930 foi fundado no Canadá o "Apostolado dos enfermos". No mesmo ano, estabeleceu-se na Polónia, e na Itália a "União do Apostolado dos Enfermos" foi criada. Na Espanha, a "União dos Enfermos Missionários" começou de forma privada em torno do ano 1933, e nasceu canonicamente em 1940. Integrada às Pontifícias Obras Missionárias, espalhou-se também por diferentes países da América Latina.

Sem comentários:

Enviar um comentário