Páginas

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

A Pontifícia Comissão para a proteção dos menores apresenta ao Papa as suas propostas

Em sua primeira assembleia plenária destacam que estão desenvolvendo projectos para garantir que todos os que trabalham com menores na Igreja assumam as suas responsabilidades

Roma, 09 de Fevereiro de 2015 (Zenit.org)


A Pontifícia Comissão para a Protecção de Menores se reuniu no Vaticano em Assembleia Plenária, do 6 ao 8 de Fevereiro, o primeiro encontro que contou com a presença de todos os membros.

Na conclusão da Assembleia, os membros da comissão publicaram um comunicado no qual afirmam que "a reunião deste ano proporcionou a primeira oportunidade para que os 17 membros da Comissão, recentemente ampliada, estivessem presentes e compartilhassem os progressos realizados na tarefa confiada pelo Santo Padre, ou seja, assessorar o Papa Francisco na protecção das crianças na Igreja”.

Durante as reuniões – explicam – os membros apresentaram os informes elaborados pelos seus grupos de trabalho de especialistas durante o ano passado. A Comissão completou as recomendações relacionadas à sua estrutura formal e pautaram várias propostas para a consideração do Santo Padre.

Da mesma forma, a Comissão afirma que os grupos de trabalho são uma parte integral da estrutura de trabalho da Comissão. "Entre as sessões plenárias, realizam pesquisas e projectos nas áreas que são fundamentais para a missão de fazer da Igreja uma “casa segura” para as crianças, adolescentes e adultos vulneráveis". Entre elas, especificam "o cuidado pastoral às vítimas e seus familiares, educação, directrizes de boas práticas, a formação para o sacerdócio e para a vida religiosa, normas eclesiais e civis que regem as acusações de abuso e a assunção de responsabilidade das pessoas que têm postos chaves dentro da Igreja na hora de enfrentar acusações de abuso”.

Por outro lado, a Comissão indica no seu comunicado que são muito conscientes “de que a questão da assunção de responsabilidade é de extrema importância."

Além disso, os membros concordaram em uma proposta inicial para submeter à consideração do papa Francisco. E acrescentam que "a Comissão está desenvolvendo projectos que garantam a assunção de responsabilidade de todos os que na Igreja – clero, religiosos e leigos – trabalham com menores de idade”.

Portanto, afirmam que "uma forma de garantir que se assuma a responsabilidade é elevar o grau de sensibilização e compreensão a todos os níveis da Igreja com relação à gravidade e urgência na aplicação dos procedimentos correctos para a salvaguarda”. Com esta finalidade, “a Comissão concordou também dar seminários para educar os responsáveis eclesiásticos no âmbito da protecção dos menores”.

A Comissão "espera poder colaborar com as igrejas locais colocando à disposição delas a sua experiência para garantir as melhores práticas nas directrizes para a protecção dos menores”, diz o comunicado.

Por fim, e como já foi anunciado na colectiva de imprensa do 7 de Julho do ano passado, estão preparando materiais para uma Jornada de oração por todos aqueles que foram vítimas de abuso sexual. Isso – explicam – evidenciará a nossa responsabilidade de trabalhar para a cura espiritual e também contribuirá para sensibilizar mais a comunidade católica sobre o flagelo do abuso infantil.

A Comissão está formada pelo cardeal Sean O'Malley, OFM Cap. (EUA), Presidente; Mons. Robert Oliver (EUA), Secretário; Ver. Luis Manuel Ali Herrera (Colômbia); Catherine Bonnet (França); Marie Collins (Irlanda); Gabriel Dy-Liacco (Filipinas); Sheila Hollins (Inglaterra); Bill Kilgallon (Nova Zelândia); Sr. Kayula Lesa, MSC (Zâmbia); Sr. Hermenegildo Makoro, CPS (Zimbabwe); Kathleen McCormack (Austrália); Claudio Papale (Itália); Peter Saunders (Inglaterra); Hanna Suchocka (Polônia); Krysten Winter-Green (Estados Unidos); Rev. Humberto Miguel Yanez, SJ (Argentina) e Rev. Hans Zollne, SJ (Alemanha).

Sem comentários:

Enviar um comentário