Páginas

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

São João Eudes

São João Eudes testemunhou a beleza da devoção e entrega a Deus em favor do clero e do povo de Deus.


Horizonte, 19 de Agosto de 2014 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


“Nada desejo pessoalmente, mas se Deus me exigisse expressar meu querer, escolheria seguir vivendo indefinidamente para ajudar a salvar as almas”, assim bradava o coração de João Eudes que nasceu na Vila Ri em Argentan ao norte da França no dia 14 de Novembro de 1601. Seus pais, Isaac e Marta, eram normandos e cristãos autênticos. João Eudes era o primogénito dos sete filhos do casal que proporcionaram a ele uma infância centrada nos valores e princípios humanos e cristãos. João estudou no colégio jesuíta de Real de Dumont. Desde criança alimentava profunda devoção a Nossa Senhora e consagrou-se a Virgem.

Sentia pulsar no coração o desejo pela vida sacerdotal e ingressou no ano de 1623 na Congregação do Oratório do Cardeal Pedro de Bérulle. Ordenou-se dois anos depois e dedicou-se a pregação, e ao cuidado e zelo com os pobres e doentes. Percorreu várias cidades da França e no ano de 1627 a região foi devastada pela “peste” e o jovem sacerdote acolheu e cuidou de inúmeras famílias acometidas deste mal. Com receio de que seus companheiros viessem a contrair a peste, dormia em um barril do lado de fora.

Percebia crescer cada vez mais a desigualdade social e o abandono da fé, sobretudo com a incursão das heresias do jansenismo e quietismo. Seu coração, inflamado de amor, inquietava-se. Fundou a Congregação de Jesus e Maria no ano de 1643 com a finalidade de actuar na formação dos sacerdotes e na difusão do Evangelho através destes. João Eudes assim formava os sacerdotes: “Entregai-vos a Cristo, para entrardes na imensidade do seu grande Coração, que contém o Coração da sua Santa Mãe e de todos os Santos, e para vos perderdes neste abismo de amor, caridade, misericórdia, humildade, pureza, paciência, submissão e santidade”.

Fundou também a Congregação Nossa Senhora da Caridade do Refúgio, para jovens e crianças e dedicou-se às santas missões populares. Foi precursor na difusão da devoção aos Sagrados Corações de Jesus em 1648 e Maria em 1672. João Eudes faleceu no dia 19 de Agosto de 1680 em Caen na França. Foi canonizado pelo Papa Pio XII no ano de 1925.

Sem comentários:

Enviar um comentário