Páginas

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Novo presidente

Olá bom dia!

Votos de uma ótima semana de trabalho, cada vez mais desconfinado, mas “confiado” a todos os cuidados, os próprios e os dos vários grupos que preenchem cada dia!

Começa esta segunda-feira a Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) para eleições... O padre Manuel Barbosa, secretário e porta-voz da CEP explicou em entrevista à Agência ECCLESIA como tudo vai acontecer: quem vota, quem pode ser eleito e quantos “cargos” estão em causa.

Na Agência ECCLESIA este vai ser o tema da semana, seja pela nova presidência da CEP que vai ser eleita, como também pelos sete presidentes das Comissões Episcopais que vão ser indicados.

Entretanto, este domingo, o Papa Francisco apelou à criação de “verdadeiras correntes de solidariedade”, na Igreja e na sociedade, falando durante a Missa da Solenidade do Corpo de Deus, que se celebrou este domingo na Itália e vários outros países.

“Agora é urgente cuidar de quem tem fome de alimento e dignidade, de quem não trabalha e tem dificuldade em seguir para diante. E fazê-lo de modo concreto, como concreto é o Pão que Jesus nos dá. É precisa uma proximidade real; são necessárias verdadeiras correntes de solidariedade”. (Papa Francisco)

Este domingo, o cardeal-patriarca de Lisboa presidiu à Missa Exequial do cónego Luís Manuel Pereira da Silva e valorizou o contributo que deu, no Seminário dos Olivais, na Catedral do Patriarcado e em toda a Igreja, à vivência da liturgia como celebração do mistério pascal. Um nome que D. Manuel Clemente coloca a par de monsenhor Pereira dos Reis ou dos padres José Ferreira ou Manuel Luís, no que diz respeito à valorização da liturgia.

Tempo ainda para lembrar os programas Ecclesia, desta segunda-feira: na RTP2, pelas 15h00, o padre Fernando Sampaio, coordenador nacional das Capelanias Hospitalares, fala dos desafios dessa missão em tempos de pandemia covid-19; na Antena 1, pelas 22h45, Rute Agulhas e Rosário Farmhouse iniciam uma série de programas sobre a proteção de crianças e adolescentes, neste e em todos os tempos.

Desejo-lhe uma ótima jornada!

Paulo Rocha

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário