Páginas

terça-feira, 16 de junho de 2020

Na comunicação da Igreja… ainda há muito por fazer


Foto: Agência ECCLESIA/PR

As palavras abriam a Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e fechavam o itinerário de sete anos em que D. Manuel Clemente esteve à frente desta estrutura do episcopado. Em Fátima onde decorrem os trabalhos da CEP, o Cardeal Patriarca reconheceu que “ainda há muito por fazer no campo da comunicação interna e externa”, por parte da Igreja Católica, na “linguagem utilizada e o modo atual de transmitir e receber”. A urgência do tema foi aprofundada pela experiência do confinamento mas também porque, “a eficácia do que fazemos e da linguagem que utilizamos depende também da sua radicação nos diferentes setores socioculturais” reconhece o até agora presidente da CEP. 


Foto: Agência ECCLESIA/PR

Da magna reunião do episcopado português sairá também o sucessor do atual presidente. D. Manuel Clemente esteve à frente deste organismo da Igreja durante sete anos. Eleito como presidente interino da CEP em junho de 2013, após a resignação de D. José Policarpo; seria reeleito no cargo, em abril de 2014 e 2017, concluindo agora o seu segundo mandato completo. Na abertura dos trabalhos, D. Manuel Clemente referiu-se a estes anos como “tempo exigente, porque exigentes foram os desafios da sociedade e da vida eclesial”. Hoje poderá já ser conhecido o novo presidente da CEP.

Ontem assinalou-se o Dia Mundial de Consciencialização da Violência Contra a Pessoa Idosa e o Papa Francisco lembrou que “sem idosos não há futuro”. Na sua conta da rede social Twitter, o pontífice afirmou que “a pandemia da #COVID19 mostrou que as nossas sociedades não estão organizadas o suficiente para dar lugar aos idosos, com justo respeito pela sua dignidade e fragilidade. Onde não há cuidado com os idosos, não há futuro para os jovens”.

Já sabe que pelas 15h00 o programa ECCLESIA está na RTP2, mais logo pelas 22h45 é a sua edição rádio que pode escutar na Antena1.

Tenha um grande dia

Henrique Matos 

 

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      




Sem comentários:

Enviar um comentário