Páginas

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Mudar de vida em 200 passos

O Ano Laudato Si e um «manual» de aplicação da encíclica ecológica e social, que o Papa publicou em 2015, com mais de 200 recomendações em defesa do ambiente e da vida humana estão em destaque no portal de informação da Agência Ecclesia.

‘A caminho para o cuidado da casa comum – Cinco anos depois da Laudato Si’ é o nome do documento, elaborado pela mesa interdicasterial da Santa Sé sobre a ecologia integral, que apresenta como chaves para uma mudança na relação das pessoas com a natureza a “sobriedade”, o “consumo responsável” e o “uso de energias renováveis”.

Neste documento, destaque para dois exemplos portugueses: a Casa Velha, ecologia e espiritualidade e a Rede Cuidar da Casa Comum. Já os conhece?

Em Portugal, a Fundação Fé e Cooperação apresentou também neste dia o documentário «Viragens», sobre a importância de estilos de vida alternativos e que sustentem uma conversão ecológica e percebemos, na Conversa na Ecclesia, como este importante documento, que assinala cinco anos, pode ser “um motor para um mundo mais inclusivo”.

E para que este mundo inclusivo se concretize, procurámos perceber junto do presidente da Cáritas Portuguesa a estratégia nacional para inverter a curva da pobreza no nosso país.

«Esta é a hora de deixar de lado ideologias e posicionamentos periféricos para ajudar os portugueses a ter qualidade de vida», assim afirma Eugénio Fonseca.

Deixo-lhe ainda o convite para mais logo, ao final da tarde, acompanhar uma animada conversa entre escritoras: Alice Vieira e Marta Arrais conversam sobre a inspiração que o período de confinamento pode oferecer e sobre os seus processos de escuta e de escrita.

Mas temos mais para si. Encontramo-nos lá?

Tenha um execelente dia!

Lígia Silveira

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      




Sem comentários:

Enviar um comentário