Páginas

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Contágio da pobreza

Olá bom dia

Há uma pandemia a alastrar, com focos de contágio que se multiplicam, sem mapas e relatórios rigorosos que permitam saber se acontecem mais no norte, no sul, nas zonas urbanas ou rurais: a pandemia da pobreza. Mas há uma perceção e há sobretudo um combate a esta pandemia que acontece na proximidade, no trabalho de várias organizações, muitas ligadas à Igreja Católica, para que "não fique ninguém para trás".


O alerta foi dado a nível europeu pela Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia (COMECE) e o Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE):

“Vamos todos trabalhar juntos para uma recuperação que não deixe ninguém para trás”.


Em Portugal, o secretário da Comissão Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade Humana, padre José Manuel Pereira de Almeida, deixou o mesmo apelo na entrevista conjunta Renascença/Ecclesia, publicada hoje:

“Creio que estamos todos conscientes disso: a situação não é fácil. Mas estou confiante em termos da capacidade de mobilização dos serviços públicos, das responsabilidades públicas a este propósito, e também da comunidade cristã”.


Entretanto, esta quinta-feira foi publicado o vídeo do Papa, onde mensalmente Francisco grava uma mensagem a dizer quais são as suas intenções para as orações do mês. Para junho, o Papa quer se se lembrem também os pobres, quem sobre coma pandemia:

“Muitas pessoas sofrem pelas graves dificuldades que padecem. Nós podemos ajudá-las, acompanhando-as por um caminho cheio de compaixão que transforma a vida das pessoas e as aproxima do Coração de Cristo, que nos acolhe a todos na revolução da ternura”.

Uma problemática que, infelizmente, marca a sociedade portuguesa e que tem muitas "vagas", a exigir a ação de todos no seu combate. Um tema principal, nas notícias da Agência ECCLESIA, que pode consultar a cada momento em agencia.ecclesia.pt. Esta sexta-feira, o programa que passa na RTP2, pelas 15h00, analisa a liturgia de domingo, com o padre António Martins; mais à noite, na Antena 1, Margarida Cordo termina uma série de conversas sobre os desafios do confinamento e deixa pistas bem interessantes, como aconteceu ao longo desta semana, sobre os comportamentos a ter (e outros a evitar).

Votos de uma ótima jornada!

Paulo Rocha 








Sem comentários:

Enviar um comentário