Páginas

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Cinco anos depois, poucas foram as mudanças

O presidente da Associação ambientalista ZERO, Francisco Ferreira, gostaria de ter visto maiores mudanças após a publicação e reflexão da encíclica do Papa Francisco «Laudato Si».

“As questões ainda estão mais prementes. Temos um novo contexto em que não apenas a pandemia serviu de alerta para a necessidade de revermos aquilo que o próprio Papa já tinha dito em 2015, em termos do nosso modelo económico, social, ambiental, mas também porque as mudanças foram poucas”, assinalou numa entrevista à Agência Ecclesia, no contexto da publicação do documento «A caminho para o cuidado da casa comum – cinco anos depois da Laudato Si».

Mas este é um trabalho que se faz pedagogicamente e por testemunhos de vivência, mais do que por decreto, e é nessa linha que surge também o documentário «‘VI(R)AGENS’», apresentado pela realizadora Patrícia Pedrosa e por Patrícia Fonseca da Fundação Fé e Cooperação.

De conversão se fazem também as férias, pelas quais muitos já sonham. Consciente do contexto em que esta pausa vai acontecer o Papa Francisco deixou alguns conselhos para as férias em tempo de Covid-19.

“Apesar de todas as medidas de segurança ligadas à ameaça de contágio do coronavírus, que este seja um tempo sereno de descanso, de gozo da beleza da criação e de reforço dos laços com os homens e com Deus”, disse, na biblioteca do Palácio Apostólico, naquela que foi a última audiência antes da pausa de verão.

Mas temos mais para si o portal de informação da agência, para ver na RTP2 ou escutar na Antena 1, a cada noite: esta semana Fernando Magalhães, presidente da Associação Portuguesa de Escolas Católicas, olha para este ano escolar atípico mas fecundo em termos sociais e comunitários.

Desejo-lhe um excelente dia!

Lígia Silveira

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      




Sem comentários:

Enviar um comentário