Páginas

sábado, 6 de junho de 2020

Atenção às rotinas de calendário…


As rotinas do calendário são um perigo, e começam a absorver dias mundiais e datas importantes, que se vão esbatendo “sem atingir os objetivos transformadores e de consciencialização”. Um alerta de Duarte Caldeira que no Dia Mundial do Ambiente falou à Agência ECCLESIA. O coordenador do Plano Institucional de Resposta Nacional a Emergências e Catástrofes da Cáritas Portuguesa, falava sobre a urgência ambiental evocando a encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, como um “importante instrumento de reflexão global”. 

No mesmo dia, o Papa falou aos jovens do projeto «Scholas», através de um encontro virtual onde debateu a necessidade de «sentido» para enfrentar o pós-pandemia. Francisco lembrou que  “as crises, se não forem bem acompanhadas, são perigosas, porque nos podemos desorientar”, advertiu. Na Argentina, há mais de 20 anos, o projeto educativo ‘Scholas’ “nasceu de uma crise”, em busca de respostas, e nos últimos anos uniu professores e alunos do Japão e da Colômbia, de Israel e da Palestina, do Haiti e do Dubai, de Moçambique e de Portugal, “criando cultura do encontro”.


A Pax Christi leva hoje a cabo, um encontro virtual sobre «Perspetivas de futuro a favor da paz». Entre as 15h00 e as 17h00, o encontro virtual incide nas «Boas práticas, conquistas e perspetivas de futuro a favor da paz e da não-violência». A Pax Christi Internacional está a celebrar este ano 75 anos de existência e, não fosse a situação atual de pandemia/confinamento, teria realizado a sua assembleia mundial em Hiroxima (Japão).


Mais logo pelas 21h00, a Paróquia de São José em Coimbra, apresenta a campanha solidária «AME, São José Cuida!» a favor das vítimas da covid-19. A apresentação da campanha, que irá decorrer na arcada principal da igreja de São José, será feita pelo pároco, padre Jorge Silva Santos, num momento que contará igualmente com a presença do Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, que, na véspera do Dia da Igreja Diocesana, se quis associar ao arranque desta iniciativa, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA. A campanha «AME, São José Cuida!» surge num momento em que a atual pandemia veio expor “as principais vulnerabilidades da  sociedade, com o agravamento das desigualdades sociais e o crescimento da pobreza”.

Tenha um grande dia

Henrique Matos







Sem comentários:

Enviar um comentário