Páginas

sexta-feira, 26 de junho de 2020

A catequese do século XXI

As linhas orientadoras foram ontem divulgadas com a publicação pelo Vaticano, do novo Diretório para a Catequese. O terceiro documento do género em 50 anos, sublinha o impacto das novas tecnologias e da globalização na transmissão da fé. As recomendações apontam para uma transmissão da fé menos unidirecional e a apostar mais na dimensão evangelizadora. O Vaticano incentiva o recurso aos meios digitais afirmando que: “Estas propostas, serão cada vez mais digitais, exigindo “formas inéditas de evangelização” que levem a “ações pastorais globais, tal como é global a cultura digital”. A Agência Ecclesia já olhou o documento e elenca as suas linhas essenciais.


Esta noite arranca um Curso Alpha totalmente online. “Que todas as pessoas possam ter a oportunidade de fazer as grandes questões de vida, num ambiente sem julgamentos ou pressões” é a definição desta abordagem, como realça a nota enviada à Agência ECCLESIA. O Curso Alpha nasceu em 1977 na Holy Trinity Brompton, uma igreja anglicana no centro de Londres e, atualmente, “acontece em 169 países, com mais de 100 idiomas e 30 milhões de participantes”.

 

 

Mais logo, há «Diálogos com António 2020».  Com o tema tema «Europa, para onde vais?» Graça Franco, Gonçalo Cadilhe, Paulo Rangel, Carlos Fiolhais e Américo Pereira são os oradores desta iniciativa que foi interrompida devido à Covid-19 mas que recomeçou no passado dia 13. A iniciativa tem transmissão em direto, nas redes sociais e projeção ao vivo no adro da Igreja de Santo António dos Olivais (lugares limitados a 140) daquela cidade, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

 


Pelas 15h00 na RTP2 o programa Ecclesia traz o comentário à liturgia do próximo domingo, e mais logo, pelas 22h45 a sua edição rádio pode ser sintonizada na Antena1.

 

Tenha um grande dia

 

Henrique Matos

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      




Sem comentários:

Enviar um comentário