Páginas

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Um abraço «bem apertado» ao Papa e uma JMJ mariana para Portugal

Bom dia e paz e bem!
E este abraço, o da fotografia aqui em cima. Também parece que está a senti-lo? Quanta ternura junta e bem-querer. E a si, o que lhe transmite?
Não se pode generalizar, mas ainda arrisco a escrever, pelo menos, que é a juventude católica portuguesa que está ali com a Catarina Duarte, do Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil de Lamego.
“Foi incrível abraçá-lo e não foi um abraço qualquer, foi um bem apertado; temos tanta coisa na cabeça que queremos dizer e queremos fazer que depois nada nos aparece. O abraço é universal e senti que tinha mesmo de o abraçar”, disse a protagonista à Agência ECCLESIA.
Com a Catarina Duarte estava também o João Nuno, da Diocese do Porto, e o Afonso Virtuoso, das Equipas Jovens de Nossa Senhora, e também abraçaram e foram abraços pelo Papa Francisco.
Os três jovens portugueses participaram no Fórum Internacional da Juventude, promovido pela Santa, com o tema ‘Os jovens em ação numa Igreja sinodal’ que procurou dar continuidade a dinâmica do Sínodo dedicado às novas gerações.
Neste encontro, o Papa anunciou que ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39) é o tema da próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, que vai realizar-se em Lisboa no verão de 2022:
“Desejo que haja uma grande sintonia entre o itinerário para a JMJ de Lisboa e o caminho pós-sinodal. Não ignorem a voz de Deus, que impele a levantar e seguir os caminhos que Ele preparou para vocês. Como Maria, e junto com ela, sejam portadores da sua alegria e do seu amor, todos os dias”, explicou Francisco.
Em declarações à Agência ECCLESIA, o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, disse que tema convoca à ação, para que jovens sejam «mais atores» e menos «espectadores».
Os coordenadores-gerais do Comité Organizador Local da JMJ 2022 salientaram que o tema vai inspirar hino e logo, numa jornada «verde» (D. Américo Aguiar) e que “é um grande desafio” para os “jovens evangelizadores” (D. Joaquim Mendes).
Estas e outras reações à JMJ Lisboa, como do reitor do Santuário de Fátima, no site da Agência ECCLESIA onde pode encontrar mais notícias, como a audiência à Federação Internacional de Médicos Católicos e a ordenação presbiteral Daniel Barroso. É esta tarde a partir das 16h00, na Sé da Guarda.
Este domingo, na Antena 1 da rádio pública conversamos com o jornalista Germano Silva sobre a festa de São João no Porto, às 06:07; E o 70x7 leva-nos numa viagem até ao Santuário de Lourdes e aos Pirenéus, a partir das 17:50, na RTP 2.
Um bom domingo e um abraço, a intensidade fica à escolha do leitor,
Carlos Borges


Sem comentários:

Enviar um comentário