Páginas

sábado, 3 de agosto de 2019

Solidariedade deve ser louvada e não criminalizada...

O apelo da Cáritas Europa fez-se ouvir no Dia Internacional do Refugiado que ontem se assinalou. A Cáritas pede uma Europa mais acolhedora perante aqueles que pedem auxílio e lhe solicitam asilo. Instituído pela Organização das Nações Unidas, este Dia Mundial aconteceu num momento e que alguns países querem criminalizar a ação de Organizações não Governamentais que se dedicam a auxiliar migrantes no mediterrâneo.
Mostrar humanidade e cuidar dos migrantes e refugiados em profunda angústia ou situações vulneráveis deve ser louvado em vez de criminalizado ”, diz Maria Nyman, Secretária Geral da Caritas Europa que acrescenta: "Num espírito de fraternidade e solidariedade, todos nós temos a responsabilidade de garantir que os direitos humanos de todos sejam respeitados".
Hoje começa e Fátima o Simpósio Teológico-Pastoral «Fátima Hoje: que caminhos?  A decorrer até domingo vai contar com oradores como o eurodeputado Paulo Rangel, a escritora Lídia Jorge, o poeta José Rui Teixeira ou a investigadora Helena Vilaça. O sentido de peregrinar norteia a proposta do encontro, organizado pelo Santuário de Fátima, que se estende por três dias com a presença de investigadores nacionais e estrangeiros “convidados a olhar a humanidade peregrina” e a analisar os “desafios inerentes à condição de peregrino”.
O Papa Francisco visita hoje a cidade italiana de Nápoles, para um encontro sobre as universidades eclesiásticas no Mediterrâneo. A iniciativa é promovida pela Pontifícia Faculdade Teológica da Itália Meridional (sul da Itália). Em janeiro de 2018, o Vaticano divulgou a constituição apostólica ‘A alegria da verdade’ (Veritatis Gaudium), do Papa Francisco, que apresenta uma nova visão para as universidades e faculdades eclesiásticas, apelando a uma “mudança radical de paradigma”, uma “corajosa revolução cultural”, que exige a “renovação do sistema dos estudos”.
“Distanásia” é tema para a reflexão que será hoje desenvolvida pela enfermeira Paula Margarida e pelo padre Jorge Vilaça. É mais uma conferência sobre bioética, promovida pela Arquidiocese de Braga através do seu Departamento da Pastoral da Saúde e o Santuário Alexandrina de Balasar.
Pelas 15h00 na RTP2 o programa Ecclesia antecipa a liturgia do próximo domingo e analisa os textos bíblicos que serão lidos na eucaristia.
Na Antena1, é mais tarde, pelas 22h45 que pode acompanhar a edição rádio do programa Ecclesia.
Tenha um grande dia
Henrique Matos





Sem comentários:

Enviar um comentário