Páginas

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Pastoral Vocacional «deve envolver toda a Igreja, movimentos, paróquias, a comunidade eclesial»

Bom dia e paz e bem!
Junho e julho são meses que marcam a vida eclesial e as comunidades fazem festa. Este motivo não é são os santos populares ou as férias mas as ordenações presbiterais nas dioceses em Portugal.
O vice-reitor do seminário dos Olivais e responsável pela Pastoral Universitária em Lisboa, o padre Nuno Amador, revela que “é difícil, mas não é impossível” propor aos jovens decisões na vida “para sempre”.
“Quando Deus chama, acompanha aquele que chama, está com aquele que chama. Se pusemos o acento nisso, então será mais fácil perceber que eu não tenho de fazer tudo depender de mim. Se, pelo contrário, tudo incidir sobre a força pessoal, parece-me mais difícil, porque a decisão de um ‘para sempre’, aparece como alguma coisa que, de facto, mete medo, para a qual não nos sentimos nem dignos nem capacitados”
Se ainda não teve tempo de ler, fica a sugestão desta entrevista à Agência ECCLESIA e à Renascença para o seu fim de semana.
“Penso que os momentos da vida das pessoas, os momentos importantes e os momentos limite da vida, são aqueles que mais pedem a presença do sacerdote”, afirmou o padre Nuno Amador
Quanto às ordenações sacerdotais nas dioceses católicas portuguesas, por exemplo, hoje é a de Jorge Miguel Afonso Pinto na catedral da Diocese de Bragança-Miranda, às 16h00; e amanhã (domingo) é ordenado Diogo Martinho, também às 16h00, mas na Sé de Lamego. E na próxima semana há mais, saiba onde na nossa agenda.

Como estamos em tempo de de descanso e oportunidade de passear para muitas pessoas, destaco duas iniciativas para quem não quer ficar em casa: A Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima está a promover uma ‘feira de verão’, hoje das 09h30 às 19h00; e relembro que é o segundo dia do ecuménico ‘Gaia Godtellers’, a festa da música cristã no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, e tem uma vista excelente.

O domingo, o primeiro dia da semana, marca o regresso do programa Ecclesia à Antena da rádio pública – sobre o Ano Missionário que estamos a viver, às 06h00 - e do ‘70X7’ à RTP2, com a 14.ª edição do ‘Clericus Cup’, o campeonato de futsal para padres portugueses, a partir das 07h27.
Cumprimentos e votos de um bom fim de semana, também na nossa companhia, estamos em permanência em www.agencia.ecclesia.pt, visite-nos!
Carlos Borges




Sem comentários:

Enviar um comentário