Páginas

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

«Os ricos com médicos privados e os pobres privados de médicos»

Bom dia e paz e bem!!
A frase fica no ouvido e deve ser por isso que o coordenador da Comissão Nacional da Pastoral da Saúde da Igreja Católica já a leu, há muitos anos, nas ruas de Lisboa.
O padre José Manuel Pereira de Almeida manifestou “perplexidade” com o anúncio do Governo de um “excedente orçamental” quando há dificuldades nas respostas aos utentes, como nas urgências de obstetrícia.
“A pessoa tem de estar no centro dos cuidados de saúde, em especial os mais frágeis. Como sociedade, temos de fazer tudo para socorrer os que mais precisam. E as folgas orçamentais servem para isso”, disse em declarações à Agência ECCLESIA.
O médico e sacerdote sublinha a necessidade de “servir os mais pobres”, sem transformar o setor num “negócio”, e a “folga” orçamental pode a reforçar respostas nos cuidados de saúde em Portugal.
Agora a informação não é sobre excedentes mas de diminuição, para pensarmos e olharmos a nossa realidade: Qual é o número de pessoas que vai à missa ao domingo na sua paróquia? E na sua diocese?
A Diocese de Aveiro revelou que a participação nas Missas dominicais caiu 44 por cento desde 2001, quase 30 mil pessoas nos últimos 18 anos.
“A primeira constatação que fazemos é que em 2001 tínhamos cerca de 66 mil  pessoas que habitualmente iam à Eucaristia dominical, e agora notamos que há um abaixamento para as 37 mil pessoas, cerca de 44 por cento”, padre Licínio Cardoso, coordenador da Pastoral, sobre os resultados do inquérito.
As Dioceses de Lisboa e Coimbra vão viver dias de festa, alegria e celebração com a ordenação de jovens padres, hoje e domingo, respetivamente.
Na Diocese de Vila Real também, com a tomada de posse do seu novo bispo amanhã, às 16h00, na Sé: “A partir do dia 30 é que irei conhecer mais em concreto o terreno, as pessoas, a vida da diocese” - D. António Augusto Azevedo (entrevista Agência ECCLESIA/RR)
Para quem está na Diocese do Porto fica a sugestão do ‘Faith’s Night Out’. As Equipas de Jovens de Nossa Senhora convidaram 12 conferencistas que vão partilhar histórias de vida e fé, em 7 minutos cada. O evento começa mais logo, às 18h00, na UCP.
Cumprimentos e desejos de um bom fim de semana, também na nossa companhia, estamos e permanência em www.agencia.ecclesia.pt
Carlos Borges


Sem comentários:

Enviar um comentário