Páginas

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

“Operação resgate”

Olá bom dia!
Podemos dizer que está em curso uma “operação resgate”. E tantas são necessárias, quando em causa estão os direitos humanos! Mas, agora, refiro-me a uma, em concreto: a que está a ter como alvo os bens culturais da Igreja
Durante muitos anos, o inventário do património da Igreja Católica não aconteceu e, quando aconteceu, seguiu critérios muito diferenciados. O mesmo se pode dizer sobre a conservação e restauro de muitos bens culturais. E nalguns casos com atuações isoladas, de iniciativa individual e de extrema gravidade, danificando ou destruindo esculturas, pinturas, paramentaria, alfaias litúrgicas e outro património religioso.
O tema foi assumido pelo Secretariado Nacional dos Bens Culturais, que esta terça-feira promoveu o II Seminário Thesaurus, um projeto que propõe critérios para a inventariação e indica como restaurar e preservar. Agora com um passo decisivo: uma plataforma de inventário on line, que estará disponível no dia 1 de julho.
Das últimas notícias, destaque também para a tomada de posição das várias Comissões de Justiça e Paz, as diocesanas, a nacional e a da CIRP, sobre o drama da pobreza:  “Não podemos ignorar ou desvalorizar (como se de uma fatalidade se tratasse) a problemática da pobreza na sociedade portuguesa”, afirmam.
E porque são sempre muitos os acontecimentos que fazem a agenda de cada dia, deixo apenas a sugestão de dois: às 15h00, na RTP2, o programa Ecclesia informa, entre outros assuntos, sobre a segunda edição do «Faith’s Night Out», no Porto; às 22h45, na Antena 1, as causas ecológicas voltam ao programa da Igreja Católica na rádio de serviço público.
Votos de uma ótima jornada!
Paulo Rocha


Sem comentários:

Enviar um comentário