Páginas

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

O "túnel da miséria" e o padroeiro dos pobres

Olá bom dia!
O Santo António não é só um dia (ou noite) de folia, festas, marchas e sardinhas. Em Lisboa e nas muitas localidades que o invocam! O doutor da Igreja é também padroeiro dos pobres, como recordou o Papa Francisco, que publicou a mensagem para o III Dia Mundal dos Pobres precisamente no dia do Santo de Lisboa (o Papa vai dizendo que é de Pádua... Será antes um santo do mundo, como afirmou Leão XIII). Neste texto, Francisco denuncia  a existência de um “túnel” sem fim de miséria, em toda a humanidade, gerando uma situação que será insustentável, a curto prazo.
A celebração do III Dia Mundial dos Pobres acontece este ano a 17 de novembro. À imagem dos anos anteriores, o Papa vai almoçar com um grupo de 1500 pobres, da Itália e de vários países europeus, no auditório Paulo VI, do Vaticano, após a Missa na Basílica de São Pedro.
No Porto, decorre o encontro internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo. A Agência ECCLESIA falou com o responsável mundial, Renato Lima Oliveira, que alertou para novas formas de pobreza.
Da jornada informativa desta quinta-feira, destaque também para a peregrinação de 12 e 13 de junho a Fátima presidida pelo bispo de Viseu, D. António Luciano, e para o encontro do Papa com uma centena de núncios de todo o mundo. São os representantes do Papa, em cada país, e Francisco pediu-lhes que o sejam mesmo, distanciando-se de quem critica o Papa, pelas costas, participa em blogues ou em grupos hostis ao Papa, à Cúria e à Igreja de Roma.
O dia que passou deixou estas notícias; o que começa, convida, entre outras iniciativas, à reflexão sobre a bioética, em Braga, a um encontro com o padre Paulo Duarte, na iniciativa «Viagens de Vida», em Mirandela, e à descoberta da vida de São Nuno de Santa Maria, na encenação que vai ser apresentada, esta sexta e sábado, no adro da Igreja de Santo Condestável, em Lisboa.
Esta sexta-feira é dia da entrevista ECCLESIA/Renascença. Falamos com frei Armindo Carvalho, responsável dos franciscanos em Portugal, sobre Santo António, o doutor da Igreja e o padroeiro dos pobres (para ouvir na Renascença, entre as 13h00 e as 14h00, e para ler a partir das primeiras horas da manhã na página da internet da Ecclesia e da Renascença).
Acompanhe a informação que publicamos diariamente na Agência ECCLESIA e os programas que lhe propomos, na RTP2, às 15h00, hoje com pistas de análise à liturgia de domingo, e na Antena 1, às 22h45, no dia em que terminamos a viagem de Gonçalo Cadilhe "Nos passos de Santo António".
Desejo-lhe uma ótima jornada!
Paulo Rocha


Sem comentários:

Enviar um comentário