Páginas

sábado, 3 de agosto de 2019

O Papa com os jovens


Bom dia a si que nos acompanha neste arranque de verão (mais cedo nuns locais do que noutros, é certo),
O Papa encontra-se hoje no Vaticano com os participantes no Fórum Internacional de Jovens - incluindo dois representantes portugueses -, que procura dar continuidade a dinâmica do Sínodo dedicado às novas gerações, de outubro de 2018. A iniciativa tem como tema ‘Os jovens em ação numa Igreja sinodal’.

Esta sexta-feira, Francisco defendeu em Nápoles uma “teologia do acolhimento e diálogo”, inspirado no mar que lhe servia como pano de fundo. “O Mediterrâneo sempre foi um lugar de trânsito, trocas e, às vezes, até mesmo de conflito. Este lugar hoje levanta várias questões, muitas vezes dramáticas”, advertiu o Papa, que encerrou uma conferência de dois dias sobre o tema ‘Teologia depois da Veritatis Gaudium no contexto do Mediterrâneo’, promovido pela pontifícia faculdade teológica do sul da Itália.

Por cá, o cardeal D. António Marto defendeu na abertura do simpósio ‘Fátima Hoje: que caminhos?’ que a peregrinação é uma “parábola da existência humana”, apresentando o ser humano como “alguém que faz caminho”.
O Simpósio Teológico-Pastoral decorre até domingo no Salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, convidando os participantes a refletir sobre o sentido de peregrinar.

O Parlamento português aprovou esta sexta-feira, por unanimidade, a proposta de criação do Dia Nacional da Liberdade Religiosa e do Diálogo Inter-Religioso, que se vai celebrar anualmente a 22 de junho

No Vaticano, o Papa recebe hoje representantes da Federação Internacional das Associações de Médicos Católicos (FIAMC), que esta sexta-feira promoveu uma consagração dos seus membros ao Coração de Jesus.

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre. Pode encontrar algumas em www.agencia.ecclesia.pt
Octávio Carmo


Sem comentários:

Enviar um comentário