Páginas

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

O milagre do petróleo

Bom dia a si que nos acompanha nesta reta final da primavera, ainda sem muito cheiro a verão mas com o calor das festas populares.
Costumo acabar as minhas mensagens com votos de boas notícias, mas hoje começo por elas: esta sexta-feira, o Papa apelou a uma “transição energética radical”, falando perante responsáveis de empresas petrolíferas convocados pelo Departamento para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé). A intervenção abordou os riscos das mudanças climáticas e sublinhou que “o tempo está a esgotar-se”.
Há que admitir que não se esperaria que este apelo fosse, efetivamente, ouvido, mas após a audiência, os representantes dos “gigantes do petróleo” assinaram um compromisso para manter o aquecimento global abaixo de 2 graus celsius, com previsto no Acordo de Paris (2015), reconhecendo a necessidade de “uma transição” para uma economia de “baixo carbono”. Movimentos internacionais saudaram esta decisão e o Vaticano pode ficar para a história de uma mudança que marcará o futuro.

Por cá, a Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, anunciou que recuperou o relicário com uma vértebra que de Frei Bartolomeu dos Mártires, furtado esta terça-feira na Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo. Outra boa notícia que devolve à veneração dos católicos uma “relíquia considerada de grande valor sentimental e objeto de grande devoção religiosa na Diocese de Viana do Castelo”.
A Sociedade Missionária da Boa Nova peregrina até domingo ao Santuário de Fátima, sob a presidência de D. Lúcio Andrice Muandula, Bispo de Xai-Xai e presidente da Conferência Episcopal de Moçambique. 3 meses após o Idai, esta é uma oportunidade para renovar a solidariedade com este país lusófono.

Hoje é o único dia da semana em que os programas ECCLESIA não lhe fazem companhia nos serviços públicos de Televisão e Rádio. Mas há sempre muito para ver, no nosso canal do YouTube (https://www.youtube.com/user/agenciaecclesia/videos), para ouvir (https://agencia.ecclesia.pt/portal/radio/) e, naturalmente, para ler.

Desejo-lhe um excelente sábado, de preferência com mais boas notícias.
Octávio Carmo


Sem comentários:

Enviar um comentário