Páginas

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

«Não vou ler com os olhos, vou ler com as mãos»

Bom dia, paz e bem!
Tiago Varanda, diácono da Arquidiocese de Braga, vai ser ordenado sacerdote, às 15h30 deste domingo, na Sé.
É verdade, há uma semana, neste mesmo espaço, já tinha dado conta que estamos em meses de festa pelas ordenações presbiterais nas dioceses portuguesas. Tiago vai ser o primeiro padre a ser ordenado cego em Portugal, é isso que o distingue do restante clero.
“Claro que, exteriormente, é diferente, as pessoas criam umas certas expectativas, se calhar nos primeiros tempos vão admirar, sei lá, achar surpreendente. Mas, com tempo, creio que isso se vai tornar normal e natural. E claro, vou precisar de algumas adaptações, uma ou outra na liturgia, desde logo o braille, não é… Não vou ler com os olhos, vou ler com as mãos”, explicou.
Em novembro de 2013, a Agência ECCLESIA falou com Tiago Varanda sobre a vocação e a formação no Seminário Maior de Braga. Uma sugestão para ver ou rever (aqui).
“A realidade não é sempre como sonhamos mas é possível sempre fazer algo mais que seja bonito e belo e verdadeiro pelas pessoas. Aquilo que eu já vivi ajuda-me a perceber que haverá dificuldades, que haverá desafios a enfrentar que não devem ser encarados como problemas”

Na nossa agenda há variadas e interessantes sugestões de visita, celebração e formação - (sábado e domingo). Por exemplo, o Mosteiro de São Martinho de Tibães (Braga) comemora hoje o dia de São Bento com a inauguração de uma exposição sobre o patrono da Europa com 24 painéis pintados pelo monge e artista beneditino frei Paulino de Castro, (até 28 julho).

O sábado continua a ser um dia de pausa na informação religiosa com a marca Ecclesia na televisão e na rádio. Regressamos amanhã com a entrevista a Tiago Varanda na Antena 1, às 06h00, e o 70x7 é dedicado às missões, a partir das 17h46, na RTP 2.
Obrigado por estar desse lado, estamos em permanência em www.agencia.ecclesia.pt.
Cumprimentos e um excelente fim de semana,
Carlos Borges


Sem comentários:

Enviar um comentário