Páginas

sábado, 10 de agosto de 2019

«Não se trata apenas de migrantes»

«Fala-se muito de paz, mas vendem-se armas. Podemos falar de hipocrisia nesta linguagem? Aqueles que sofrem as consequências são sempre os pequenos, os pobres, os mais vulneráveis, que são impedidos de sentar-se à mesa e ficam apenas com as migalhas do banquete».
«O desenvolvimento autêntico é aquele que pretende incluir – é inclusivo – e visa incluir todos os homens e mulheres do mundo, promovendo o seu crescimento integral, e também preocupando-se com as gerações futuras. O verdadeiro desenvolvimento é inclusivo e fecundo, projetado para o futuro».
«As guerras afetam apenas algumas regiões do mundo; no entanto, a produção de armas e de venda ocorre noutras regiões, que, em seguida, não querem tomar conta de refugiados, não querem aceitar os refugiados que estes conflitos geram».
Os países em vias de desenvolvimento continuam «a esgotar os seus melhores recursos naturais e humanos em benefício de alguns mercados privilegiados».
Valerá a pena acrescentar mais, nestas linhas que lhe dirijo, às frases quatro frases do Papa Francisco? Digo-lhe que a mensagem divulgada esta terça-feira, e que a Agência Ecclesia publica, por ocasião da 105ª edição do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que a Igreja Católica celebra a 29 de setembro, está disponível para ver, rever, interiorizar e partilhar…
Se anda por Lisboa, aceite ainda o convite para visitar e descobrir a exposição «Estoutro», que através das obras de diversos artistas plásticos portugueses, procura olhar para a vida, trajeto e inquietação que os refugiados mostram.
“A arte é testemunho e forma de intervenção cívica”, traduz Inês Espada Vieira, uma das comissárias desta mostra, patente até ao dia 10, no Espaço Cultural Mercês, em Lisboa.
No portal de notícias da Agência Ecclesia encontra mais para ver e ler, em qualquer hora. Encontramo-nos lá?


Sem comentários:

Enviar um comentário