Páginas

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

João, aquele que batiza

Bom dia e bom descanso, se for o caso, para quem celebra hoje o dia de São João, aquele que batiza.
É sobre a curiosa distância entre a austeridade do precursor de Jesus - o profeta vestido com pelos de camelo que se alimentava de gafanhotos e mel silvestre -, e o arraial com todos os seus excessos que conversamos com o investigador Germano Silva, sobre o enquadramento histórico e cultural da celebração popular no Porto. Pode ouvi-lo na RTP2, pelas 15h00, no programa ECCLESIA (já é uma hora decente, mesmo para quem se tiver deitado mais tarde).
Em Braga, o São João tem este ano a presença do presidente da República, que participa na Missa presidida pelo arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, na Capela de São João da Ponte. Marcelo Rebelo de Sousa vai depois reunir-se com três instituições centenárias da cidade: Instituto Monsenhor Airosa, Diário do Minho e Oficinas de S. José.

A Diocese de Bragança-Miranda vai viver esta segunda-feira um dia de festa com a bênção e início da obra da Casa de Acolhimento do Mosteiro Trapista, em Palaçoulo, que o bispo local vê como um polo de desenvolvimento espiritual e económico, em volta desta comunidade de monjas. Pode ver e ler a nossa entrevista a D. José Cordeiro, sobre este momento especial.

Este domingo, celebrou-se o Corpo de Deus nos vários países onde esta solenidade litúrgica não é feriado nacional. O Papa Francisco foi a um bairro da periferia de Roma para presidir à Missa, seguida de procissão, depois de ter dito no Vaticano que a fé na Eucaristia deve levar os católicos a assumir uma lógica de partilha.
O Santuário de Fátima acolheu durante três dias o Simpósio “Fátima, hoje: que caminhos?”, em que se destacou o protagonismo dos peregrinos. Há muito para ler, com a enorme colaboração dos profissionais da instituição, que acompanharam estes trabalhos, passo a passo. E uma notícia para os investigadores: o reitor do Santuário de Fátima anunciou a abertura de um concurso para atribuição de duas bolsas, no âmbito do projeto ‘Fátima como fenómeno global’.

Na Antena 1 da rádio pública, dedicamos uma séria de programas, até sexta-feira, sempre pelas 22h45, à encíclica Laudato Si’ e à questão ambiental, quatro anos depois da histórica encíclica do Papa Francisco, cada vez mais atual.
Despeço-me com votos de boas notícias, sempre. E um beijinho para a minha avó, que já partiu, no dia quem fazia anos, com o seu querido São João.
Octávio Carmo


Sem comentários:

Enviar um comentário