Páginas

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Festival de verão e cinco notícias

Bom dia! Permitam-me que comece com um breve pensamento para a Venezuela, que hoje celebra a festa da sua Independência. Um momento difícil para o país, que precisa de toda a ajuda que a comunidade internacional possa oferecer.
O verão parece ter-se esquecido de boa parte do território português, mas os festivais não param: Gaia Godtellers é uma festa de música cristã que vai acontecer nos dias 05 e 06 de julho, prometendo música e divertimento em ambiente ecuménico. O tema tem estado em destaque esta semana, nos programas Ecclesia, na Antena 1 da rádio pública, pelas 22h45, ficando depois disponíveis em https://agencia.ecclesia.pt/portal/radio/
  1. Há um novo projeto de caminhada catequética com adolescentes rumo à JMJ Lisboa 2022: ‘Say Yes - aprender a dizer sim’, é o tema da proposta apresentada aos Secretariados diocesanos de Catequese.
    2. O Papa aceitou a renúncia ao cargo do núncio apostólico (representante diplomático) da Santa Sé em Portugal, D. Rino Passigato, por ter atingido o limite de idade determinado pelo direito canónico, de 75 anos.
  2.  
  3. D. José Alves, arcebispo emérito de Évora, foi nomeado presidente da delegação da Santa Sé na Comissão Paritária prevista na Concordata, confirmou à Agência ECCLESIA a Nunciatura Apostólica em Portugal. Já embaixadora Maria José Teixeira de Morais Pires preside à delegação portuguesa, indica um comunicado do Conselho de Ministros de 27 de junho de 2019.
  4. O Papa encontrou-se no Vaticano com o presidente da Federação Russa durante quase uma hora para tratar de “questões relevantes para a vida da Igreja Católica na Rússia”, assinar um protocolo de colaboração e falar sobre a “atualidade internacional”. Uma longa conversa, que relatamos aqui.
  5. O convite mensal de oração do Papa desafia, em julho, as comunidades católicas a rezar por todos quantos têm como missão administrar a Justiça.
Uma nota final para uma solenidade litúrgica na Arquidiocese de Braga: oniversário da Basílica do Bom Jesus. O conjunto arquitetónico do Bom Jesus do Monte é considerado um ‘ex-líbris’ da cidade de Braga; em 1373 já existia uma ermida dedicada à Santa Cruz.

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre.
Octávio Carmo


Sem comentários:

Enviar um comentário