Páginas

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Conhece o projeto Thesaurus?

Olá Bom Dia
O Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja promove, esta terça-feira, em Lisboa (Quinta do Bom Pastor – Auditório da Rádio Renascença) o II Seminário Thesaurus onde vai ser apresentada a nova plataforma de Inventário Online.
Esta iniciativa é promovida no âmbito do Projeto Thesaurus e o seminário vai abordar, de modo particular, “exemplos concretos de património resgatado, descoberto ou valorizado no âmbito dos trabalhos de inventário, levado a cabo por várias instituições eclesiais”.
No final vai ser apresentada a nova plataforma de Inventário Online por Sandra Costa Saldanha (SNBCI) e Fernando Cabral (Sistemas de Futuro)
Ainda na área do património, mas na quarta-feira, o Centro de Estudos e Desenvolvimento, Educação, Cultura e Social da Calheta (Diocese do Funchal) lança, uma “coleção inédita sobre o património religioso” daquele concelho.
O primeiro volume é referente à freguesia do Arco da Calheta, nomeadamente às paróquias do Loreto e do Arco da Calheta, intitula-se “Arco da Calheta, património religioso e alguns aspectos do quotidiano”, uma investigação do professor Paulo Ladeira.
O lançamento, na igreja paroquial do Arco da Calheta, faz parte das comemorações dos 517 anos de elevação a Vila do Município da Calheta e no livro, ao longo de 25 capítulos e 336 páginas, ilustrado com fotografias e um mapa, é apresentado o resultado da investigação ao património religioso, edificado na freguesia, desde os finais do século XV até à atualidade.

Propostas para hoje… No entanto não esqueça de ver o programa ECCLESIA na RTP2, pelas 15:00, e na Antena 1, pelas 22:45.
Já sabe que pode acompanhar todas a atualidade religiosa, em Portugal e no mundo, no site www.agencia.ecclesia.pt.
Cumprimentos
Luis Filipe Santos


Sem comentários:

Enviar um comentário