Páginas

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Conheça o novo bispo auxiliar do Porto

Olá bom dia, 
É natural de Penafiel, tem 58 anos, 34 deles dedicados ao sacerdócio, larga experiência de serviço nos Seminários e nas paróquias, e também uma década de trabalho no setor da Pastoral Juvenil.
Fica aqui um pouco do perfil de D. Vitorino Soares, o novo bispo auxiliar do Porto, que acompanhava como pároco as comunidades de Madalena e de Castelões de Cepeda.
Numa entrevista vídeo que pode escutar na página online da Agência ECCLESIA, o novo bispo português revela o cunho que pretende dar ao seu serviço episcopal, inspirado no Papa Francisco.
"Um bispo que muitas vezes vai à frente do povo, a apontar uma estrada, a manter uma esperança viva; outras vezes alguém que vai no meio do povo de forma simples e misericordiosa; e finalmente alguém que vai atrás acompanhando os últimos, aqueles que têm mais dificuldade em andar", refere D. Vitorino Soares.
Do Vaticano chegou a nota com a nomeação de um novo bispo português, mas também um repto dirigido a todos os paises relacionado com o combate à fome e à subnutrição, problemáticas que atingem hoje cerca de 820 milhões de pessoas no mundo.
"Devemos trabalhar mais para cumprirmos o nosso dever enquanto comunidade internacional e, sobretudo enquanto pessoas, também ao nível individual", frisa o padre Fernando Chica Arellano, representante da Santa Sé junto dos organismos das Nações Unidas.
No Programa ECCLESIA desta quinta-feira, na RTP2, pode conhecer mais pormenores acerca do novo bispo auxiliar do Porto.
A partir das 12h20, fique ainda a par da atualidade nas dioceses portuguesas, com destaque para as reportagens dedicadas às Jornadas de Catequese que tiveram lugar na Diocese do Porto; e ao Encontro Ibérico de Catequetas, que aconteceu em Braga.
Mais tarde, pelas 22h45, pode acompanhar uma nova emissão do Programa ECCLESIA na Antena 1, que terá como tema o cuidado com os mais idosos no contexto das comunidades religiosas.
Numa conversa com a irmã Goreti Pedrosa.
Esta temática do envelhecimento está retrada de modo mais abrangente num dossier especial da Agência ECCLESIA, que pode ler no portal agencia.ecclesia.pt, a par de toda a atualidade informativa da Igreja Católica em Portugal e no mundo.
Continue connosco e tenha uma excelente semana!
José Carlos Patrício 






Sem comentários:

Enviar um comentário