Páginas

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

A indiferença globalizada...

Começa a perder-se a noção do outro, instaura-se uma distância cada vez maior entre o “meu” mundo e a condição de vida que outros enfrentam. Se no mediterrâneo um barco se vira com 200 a bordo já nem chega a ser notícia. Ontem, no país que se recusa a receber imigrantes, o Papa foi ao seu encontro e lembrou que eles «são hoje o símbolo de todos os descartados da sociedade globalizada». Na Missa que assinalou o 6.º aniversário da viagem à Ilha italiana de Lampedusa, Francisco explicou que pensa nos “últimos” que diariamente “clamam ao Senhor, pedindo para serem libertados dos males que os afligem” o Papa sublinhou que nos habituámos ao sofrimento do outro, e pensamos que “não nos diz respeito, não nos interessa, não é responsabilidade nossa”.
Entretanto o bispo do Algarve chega hoje a Angola onde vai visitar as dioceses de Viana e Luena para onde a diocese portuguesa destinou a renúncia quaresmal deste ano. Até ao dia 23, D. Manuel Quintas visita os locais e as comunidades que receberam o auxílio quaresmal dos algarvios. A ajuda tem como destino o apoio a obras ligadas à educação e ao âmbito social, e resulta de um pedido dos missionários Dehonianos naquele país, congregação religiosa a que D. Manuel pertence. O abraço solidário é também dos estudantes finalistas da Universidade do Algarve que se uniram à partilha e, na bênção das pastas, entregaram o valor de uma recolha solidária que vai apoiar a rede escolar.  Esta viagem assinala também os 15 anos de serviço dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) em Angola. 
A notícia foi conhecida domingo, mas será esta tarde que a distinção do Santuário do Bom Jesus como Património Mundial, será objeto de uma conferência de imprensa  que dará a conhecer todo o processo de candidatura. Presente vai estar o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, o secretário da Confraria do Bom Jesus do Monte, Varico Pereira, e o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.
Lembramos que na RTP2 o programa Ecclesia chega esta semana mais cedo. Pelas 12h25 não perca os temas da atualidade religiosa.
Na Antena1, será pelas 22h45 que pode acompanhar a edição rádio do programa Ecclesia.
Tenha um grande dia
Henrique Matos




Sem comentários:

Enviar um comentário