Páginas

sábado, 3 de agosto de 2019

A era em que se criminaliza o ato de salvar vidas

Olá bom dia,
Hoje na Agência ECCLESIA destacamos duas efemérides que marcam esta quinta-feira, a Festa do Corpo de Deus e o Dia do Refugiado.
No que toca à Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, fica o apelo  do Papa Francisco, para que se faça desta celebração uma oportunidade para "reavivar" a fé das comunidades.
Quanto ao Dia do Refugiado, destacamos o testemunho da jovem Rita Gaspar, que em conjunto com o namorado participou no esforço de resgate a migrantes e refugiados no Mar Mediterrâneo.
E viu o seu companheiro, Miguel Duarte, ser agora constituído arguido pelo governo italiano, sob a acusação de apoio à imigração ilegal.
"Não podemos deixar que se abra um precedente em que se criminaliza o ato de salvar vidas", frisa a jovem voluntária.
No portal da Agência ECCLESIA, conheça ainda os presentes que o maestro António Vitorino d'Almeida e o compositor Luís Zagalo levaram ao Papa, durante a audiência pública desta semana.
"Ele não é apenas o chefe de uma religião mas é um Papa da vida, de tudo o que tem a ver com a vida, que está hoje tão ameaçada na Terra. E foi isso que quis expressar também na dedicatória que lhe fiz", confidenciou o maestro português, numa entrevista a partir de Roma.
Na rádio, o destaque do Programa ECCLESIA na Antena 1, pelas 22h45, vai para a vivência da Solenidade do Corpo de Deus em Portugal, com uma entrevista ao cónego Luís Alberto, responsável pela organização da celebração deste dia na cidade de Lisboa.
Antes disso, pelas 15h00, no Programa ECCLESIA na RTP2, não perca uma entrevista à jornalista Joana Gonçalves, da Renascença, que terá como pano de fundo uma reportagem feita na aldeia de Marinha do Vale Carvalho, na Sertã, que continua isolada e sem comunicações dois anos depois da tragédia dos incêndios que assolaram o país.
Recorde-se que no dia 17 de junho assinalou-se o primeiro dia em memória das vítimas de incêndios florestais em Portugal. 
Como habitualmente, fique também a par do que marcou a agenda da 'Semana do Papa' e conheça a reflexão que está a ser feita acerca do papel da Mulher na Igreja Católica, através de uma entrevista à jornalista italiana Fausta Speranza.
A primeira mulher a tratar de política internacional no jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’, esteve em Portugal a convite do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER), da Universidade Católica Portuguesa.
Continue connosco e fique a par de toda a atualidade da Igreja Católica, a nível nacional e internacional.
Boa quinta-feira, e uma excelente semana!
José Patrício 


Sem comentários:

Enviar um comentário